Um mapa do percurso analítico bibliométrico
o trabalho de venezuelanos LGBTQIAP+ no Brasil
Resumen
A manutenção da (não) precarização da vida é feita por meio de políticas públicas, pelo Estado e pelo neoliberalismo no tecido social e cultural, sobretudo acerca de corpos de migrantes venezuelanos LGBTQIAP+. Nesse sentido, ocupar um posto de trabalho é compreendido como uma possibilidade cidadã no território brasileiro. Para tanto, o texto busca elaborar um mapa sobre onde e como migrantes venezuelanos LGBTQIAP+ trabalham no Brasil; a investigação possui abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e descritivos acerca do fenômeno do fluxo migratório. De forma específica, a análise bibliométrica é feita por meio da sintaxe “migrants AND venezuelan AND NOT immigrants AND venezuelan AND NOT lgbt AND NOT work” na plataforma SCOPUS nos últimos 20 anos (2003-2024) com dados na língua portuguesa, espanhola e inglesa; a coleta de dados é realizada pelo Studio R e a análise preliminar dos dados é realizada pela plataforma aberta Bibliometrix. Os dados encontrados são categorizados criticamente à luz do conceito de neoliberalismo como meio de compreender a singularidade da triangulação entre a tendência global de migração, em especial a migração venezuelana para o território brasileiro, as especificidades LGBTQIAP+ e a categoria trabalho. Os resultados indicam a ausência de pesquisas sobre o fenômeno, desvelando a urgência na consolidação de uma agenda pública, coletiva e internacional sobre a empregabilidade LGBTQIAP+ no Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.