Sofrimento psíquico e política do estresse

discursos sobre o casamento homoafetivo em comentários no Instagram da deputada federal Erika Hilton

Authors

  • Fábio Alexandre Silva Bezerra fabes10@yahoo.com.br
    Universidade Federal da Paraíba
  • Anderson Alves de Souza andersondesouza@netscape.net
    Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a interseção entre questões políticas, sociais, psicológicas e linguísticas no contexto brasileiro, com foco na luta pelo reconhecimento e pela proteção dos direitos das pessoas LGBTQIA+ em relação ao casamento homoafetivo. Os dados de análise consistem em comentários feitos em resposta a postagem no Instagram da deputada federal Erika Hilton sobre o tema do casamento homoafetivo em referência a projeto de lei que busca sua proibição. A partir de uma análise linguística sistêmico-funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), o Sistema de Transitividade foi mobilizado para analisar e compreender os discursos e as interações sociais em torno dessas questões. Esses resultados iniciais foram, então, discutidos com base em conceitos como necrobiopolítica (Autor 1; Autor 2, 2023) e política do estresse, que propomos neste artigo, para compreender as dinâmicas de poder e opressão que afetam a comunidade LGBTQIA+ no contexto brasileiro. Os resultados revelam uma variedade de emoções e reações, desde mensagens de apoio e solidariedade até relatos de sofrimento psicológico e angústia causados pelo preconceito e pela discriminação enfrentados por essas pessoas que fogem à cisheteronormatividade. Por fim, abordamos como ações de setores conservadores da sociedade provocam sofrimento e adoecimento psíquicos como consequência de uma política do estresse como dimensão mais específica do que denominamos de necrobiopolítica, destacando, assim, a importância da luta contínua por igualdade e justiça para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Author Biographies

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Linguística Aplicada e Língua Inglesa (UFSC). PhD em Linguística (University of Sydney). Pós-doutorado em Sociologia (UFPB). Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFPB).

Anderson Alves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Linguística Aplicada e Língua Inglesa (UFSC). Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (UFPB).

Published

2024-09-26

How to Cite

Silva Bezerra, F. A., & Alves de Souza, A. (2024). Sofrimento psíquico e política do estresse: discursos sobre o casamento homoafetivo em comentários no Instagram da deputada federal Erika Hilton. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/17624