Interseccionalidades e agenciamentos nas vivências de gênero e sexualidades das pessoas Muxes Zapotecas
Abstract
As muxes são pessoas de origem indígena que fazem parte de uma tradicional comunidade mexicana localizada no estado de Oaxaca onde se localiza o território a cultura zapoteca. Lá essas pessoas são consideradas o “terceiro gênero”, compondo assim, uma identidade de gênero Outra que questiona as normas binárias da colonialidade moderna. Para tanto, temos como objetivo neste trabalho: Analisar as principais singularidades e agenciamentos de gênero e sexualidades nas vivências das pessoas muxes zapotecas a partir do curta "Muxes: Mexico's third gender”. A partir das narrativas, memórias e experiências dessas pessoas compreendemos que, elas fazerem parte de uma tradição étnico-cultural local, elas enfrentam forte preconceito por performar uma identidade de gênero não normativa, no entanto, resiste a essas a partir de agenciamentos diversos a matriz colonial hegemônica de gênero e sexualidades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.