Hospitalidade e hostilidade para com membros da comunidade LGBTQIAP+ em organizações

Autores/as

  • Rafael Ferro rafacferro@gmail.com
    Universidade Anhembi Morumbi https://orcid.org/0000-0002-9063-8395
  • Mirian Rejowski mirwski@gmail.com
    Universidade Anhembi Morumbi / Universidade de São Paulo
  • Thiago Martins dos Santos tmsantos100@gmail.com
    Universidade Anhembi Morumbi
  • Cesar Barbosa Constantino cesartanti2013@gmail.com
    Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

10.29327/2410051.6.21-22

Resumen

A Hospitalidade é um campo de conhecimento que oferece lentes teóricas para compreender as relações interpessoais em diversos espaços sociais. Uma vez que as relações com membros LGBTQIAP+ no âmbito das organizações é uma temática complexa devido a suas decorrências, este estudo teve o objetivo de identificar e analisar, a partir da literatura, as diferentes manifestações de hospitalidade e hostilidade vivenciadas por membros dessa comunidade em ambientes corporativos. Para tanto, selecionamos um corpus de 22 artigos, a partir da base de dados Spell. Os dados foram tratados segundo a análise de conteúdo, através do software MaxQDA, com base em categorias sobre a forma e o conteúdo desses artigos. Os resultados demonstraram uma ascendência da produção científica sobre a problemática da comunidade LGBTQIAP+ nas organizações sob a perspectiva da Hospitalidade e apontaram os principais pesquisadores e periódicos científicos. Além disso, foram identificadas oito categorias temáticas que correspondem à Hospitalidade e/ou à Hostilidade, a partir do conteúdo dos artigos. Os resultados e as discussões aqui apresentados somam-se à literatura científica sobre a diversidade nas organizações, considerando a perspectiva teórica do campo de conhecimento da Hospitalidade (e da Hostilidade). Parece promissor que pesquisas sobre a temática se valham da Hospitalidade como uma lente teórica que contribua para a compreensão de fenômenos complexos, como as relações de trabalho nas organizações. Reforça-se importância de as organizações assumirem seu papel como anfitriãs, oferecendo condições para o desenvolvimento de laços sociais sadios e ambientes de trabalho acolhedores para todos os stakeholders.

Biografía del autor/a

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi / Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Livre docente em Teoria do Lazer e do Turismo. Professora do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Thiago Martins dos Santos, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Cesar Barbosa Constantino, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Publicado

2024-01-11

Cómo citar

Ferro, R., Rejowski, M., Santos, T. M. dos, & Constantino, C. B. (2024). Hospitalidade e hostilidade para com membros da comunidade LGBTQIAP+ em organizações. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 525–554. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-22

Número

Sección

Artigos de Tema Livre