Melancolia de gênero e subversões drag
Um ensaio sobre a série Pose a partir da teoria queer de Judith Butler
Abstract
Neste ensaio, propomos analisar a potência subversiva das práticas drag na série Pose, que retrata a ascensão dos bailes (ballrooms) nos anos 1980 e 1990 nos Estados Unidos, organizados pelas comunidades e casas (houses) que abrigavam pessoas LGBTs marginalizadas, incluindo as drags queens. Para isso, partiremos da teoria queer de Judith Butler, sobretudo do seu conceito de melancolia de gênero, proposto em interlocução com as teorias de Freud e Lacan. Em primeiro lugar, exploraremos a potência das performances drag em contestar a heteronormatividade e em denunciar que certas identificações e formas de amar foram excluídas da esfera tida como inteligível do sistema de sexo e de gênero hegemônico. Em segundo, analisaremos como a experiência de viver nas houses pode ser interpretada como abertura a reformulações coletivas do sistema de parentesco, na medida em que essas casas ressignificam o modelo de família baseado na norma cis-heteropatriarcal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.