Trinta e cinco anos de omissão inconstitucional do Congresso Nacional sobre LGBTI (1988-2023)

Uma análise sistêmica dos projetos de lei

Authors

Abstract

Este artigo traz um mapa dos 355 projetos legislativos sobre LGBTI apresentados no Congresso Nacional desde a promulgação da Constituição em 1988 até abril de 2023. O objetivo é entender como tem sido possível a continuidade da omissão histórica desse Poder, declarada inconstitucional pelo STF em 2019, ao não aprovar legislações protetivas à dignidade humana de pessoas LGBTI. As análises, quantitativas e qualitativas, são centradas nos textos dos projetos, ainda que contextualizadas com fatos da política nacional, como decisões e determinações de outros Poderes, e levantaram dados importantes: a distribuição de projetos progressistas e reacionários ao longo do tempo; os partidos e parlamentares que se destacaram na apresentação de projetos, com ênfase no posicionamento político, gênero, identidade de gênero, orientação sexual e raça/cor; os temas e subtemas dos projetos; e seu atual momento de tramitação. Percebeu-se que a histórica omissão tem assumido características diversas ao longo desses 35 anos, distanciando-se cada vez mais, nos últimos anos, do sentido mais comum do termo – marasmo, inanição, silenciamento. Ao contrário, o Parlamento tem sido, desde 2015, crescentemente chacoalhado por uma onda reacionária de projetos que busca impor o aumento da violência homotransfóbica nas instituições sociais e o retrocesso de direitos, especialmente na educação de crianças e adolescentes. Enquanto isso, o campo progressista se esforça para impedir sua concretização e, diante da omissão e do reacionarismo do Parlamento, diversifica sua estratégia, ao propor transformações a Poderes mais receptivos, que têm acatado demandas importantes.

Author Biography

Vitor Nunes Lages, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Advogado, graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bolsista CAPES. Especialista em Direitos Humanos e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG/UNESP) e do Laboratório de Informação, Tecnologia e Diversidade (LABDIV/UnB). E-mail: vitornlages@gmail.com.

Published

2024-06-29

How to Cite

Nunes Lages, V. (2024). Trinta e cinco anos de omissão inconstitucional do Congresso Nacional sobre LGBTI (1988-2023): Uma análise sistêmica dos projetos de lei. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16020