Masculinidade hegemônica e as possibilidades de desconstrução no contexto escolar

uma revisão de literatura

Authors

Abstract

Este artigo apresenta uma revisão integrativa que analisa o impacto da masculinidade hegemônica na relação professor/aluno no ambiente escolar. Os objetivos específicos são avaliar as possibilidades de desconstrução das masculinidades hegemônicas na dinâmica escolar e analisar estratégias e abordagens pedagógicas para a desconstrução da masculinidade hegemônica no contexto educacional. A revisão foi conduzida por meio da análise crítica de 20 artigos selecionados nas bases de dados SciELO, LILACS e na plataforma de periódicos da CAPES, provenientes de três buscas realizadas nos anos de 2021, 2022 e 2023. Os resultados evidenciam que as diversas formas de expressão das masculinidades são sujeitas a processos de exclusão e estigmatização no ambiente escolar, quando confrontadas com o modelo dominante e hegemônico. A disciplina escolar reproduz lógicas binárias de gênero, configurando-se como um espaço generificado, onde a não conformidade com as normas de gênero e sexualidade acarreta riscos de sofrimento e deixa marcas profundas nos sujeitos. O estudo enfatiza que os meninos enfrentam um processo doloroso de aceitação ao não corresponderem às expectativas da masculinidade hegemônica. Diante disso, ressalta-se a importância de desenvolver estratégias pedagógicas que promovam a desconstrução da masculinidade hegemônica, visando estabelecer relações mais igualitárias e saudáveis entre professores e alunos. Essas estratégias podem contribuir para criar um ambiente educacional que acolha a diversidade de expressões de gênero e promova a autonomia e a liberdade dos indivíduos.

Author Biographies

Ellie Cristina Silva Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professora Substituta no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima. 

Consuelena Lopes Leitão, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga, doutora em antropologia social, professora titular da Faculdade de Psicologia da e do Programa de Pós-graduação em  Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Atua no campo da extensão em comunidades

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Relatora Nacional de Direitos Humanos da Plataforma DHESCA. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). 

Published

2024-05-22

How to Cite

Ribeiro, E. C. S., Leitão, C. L. ., & Silva, I. R. da. (2024). Masculinidade hegemônica e as possibilidades de desconstrução no contexto escolar : uma revisão de literatura. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15959

Issue

Section

Revisões bibliográficas