“Eu não consigo respirar”

paralelos entre o caso George Floyd e o episódio “Pontos Cegos” da série Supergirl

Authors

DOI:

10.29327/2410051.6.21-23

Abstract

Calcado teórica e metodologicamente nos Estudo Culturais e se utilizando da análise textual de Casseti e Chio (1999) como técnica, esse artigo tem como objeto de estudo um episódio específico da sexta temporada da série Supergirl, intitulado “Blind Spot (Ponto Cego em tradução literal)”,  e tem como intuito identificar o modo como a narrativa do episódio incorpora as pautas raciais em seu enredo, especificamente como ele tensiona as questões envolvendo o assassinato de George Floyd nos EUA em 25 de maio de 2020. Identificamos que o episódio se conecta diretamente com os acontecimentos envolvendo este assassinato e ainda denuncia todas as opressões que a população negra e periférica está sujeita. Esta narrativa ainda é utilizada para justificar a aparição de uma nova heroína negra, deixando evidente que as questões raciais afetam de modo direto seus semelhantes.

Author Biographies

Lucas da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em comunicação social- hab. Publicidade e propaganda pela UFSM. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM e atualmente doutorando pela mesma instituição.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos  Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Luciomar Pizolotto de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorando e Professor Voluntário no Programa de Pós-gradução em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e nos Cursos de Produção Editorial e Relações Públicas da mesma Instituição. Doutor em Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Maria - POSCOM UFSM.

Published

2024-01-11

How to Cite

da Silva Nunes, L., Ferreira Lisbôa Filho, F., & Pizolotto de Carvalho, L. . (2024). “Eu não consigo respirar”: paralelos entre o caso George Floyd e o episódio “Pontos Cegos” da série Supergirl. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 555–579. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-23

Issue

Section

Artigos de Tema Livre