Quando o corpo estranho é o professor:

notas sobre a docência transmasculina

Authors

  • Caio Maliszewski Escouto caioescouto@gmail.com
    UFRGS

DOI:

10.31560/2595-3206.2023.19.14934

Abstract

A presença de professores e professoras trans e travestis atuando nas escolas brasileiras vem crescendo nas últimas décadas.  Assim, este ensaio busca refletir sobre a minha experiência como professor e homem trans, ao fazer a transição de gênero, atuando na rede particular de ensino de Porto Alegre/RS. Para isso, compartilho a minha vivência para poder pensar sobre a relação do corpo trans com o espaço escolar e seus demais sujeitos, como colegas professores e alunes. Também apontar os tensionamentos e fissuras que a docência transmasculina provoca na instituição escolar.

Author Biography

Caio Maliszewski Escouto, UFRGS

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde obteve os títulos de Licenciado e Mestre também em Geografia. Participa do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX/UFRRJ). Atua como professor dos anos finais do ensino fundamental e médio da rede particular de Porto Alegre/RS. Pesquisa temas relacionados à docência trans, gênero e sexualidades na escolas, geografias de gênero e geografias do corpo. Contato: caioescouto@gmail.com

Published

2023-12-15

How to Cite

Maliszewski Escouto, C. (2023). Quando o corpo estranho é o professor:: notas sobre a docência transmasculina. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(19), 350–370. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2023.19.14934

Issue

Section

Artigos de Tema Livre