REFORMAS NO BRASIL A PARTIR DE 2017 E AS AFRONTAS AOS DIREITOS HUMANOS

NOTAS SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.56267/rdtps.v8i14.13161

Palavras-chave:

Reformas, Direitos Humanos, Ensino Médio, Política Pública de Educação

Resumo

A presente discussão tem por objetivo analisar as reformas que começaram a ser implantadas a partir de 2017, no Brasil. Suas relações, as afrontas e o relegar à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foram estendidas sobre a população menos acessível sociopolítico-economicamente, em especial, ao tolhimento de parte dos serviços públicos e da seguridade social, bem como a precarização do trabalho no bojo jurídico e previdenciário. Relacionam-se aqui as reformas e direitos humanos, observando a legislação universal da qual o Brasil é signatário e os retrocessos aos quais a população brasileira estará submetida pelo advento das novas normas impostas pelos poderes Executivo e Legislativo, após o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. No decorrer da apresentação do texto, uma ênfase maior para a Reforma do Ensino Médio, cuja prática já vigora nas escolas do Brasil, especialmente, na Rede Pública.

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Biografia do Autor

Liliane Capilé Charbel Novais, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada do Departamento de Serviço Social ICHS/UFMT e professora permanente do PPGHIS IGHD/UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Política Social, Direitos Sociais e Serviço Social – GESS. Mestrado em Serviço Social UFPB, Doutorado em Serviço Social UFRJ e Pós-Doutorado em História UFMT.

Everson Rodrigo Tatto, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando PPGHis UFMT; Especializações em Metodologias Ativas e História Regio-nal. Graduação em História. Professor efetivo SEDUC - MT, Educação Básica, na Es-cola Estadual 20 de Março, em Querência – MT.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

CAPILÉ CHARBEL NOVAIS, L. .; TATTO, E. R. REFORMAS NO BRASIL A PARTIR DE 2017 E AS AFRONTAS AOS DIREITOS HUMANOS: NOTAS SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 147–171, 2022. DOI: 10.56267/rdtps.v8i14.13161. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/13161. Acesso em: 28 mar. 2024.