RESPONSABILIDADE SOCIAL: ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA. ANALISAR AS POLÍTICAS SOCIAIS DE EMPRESAS MATO-GROSSENSES
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar e analisar se as empresas que se declaram socialmente responsáveis, divulgam informações financeiras especificas em relação às políticas de investimentos sociais, arrolados em seus estatutos, e se de fato esses dados correspondem ao que estabelece o Instituto Ethos – como também, aos critérios da Assembleia legislativa do Estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi a descritiva, com abordagem qualitativa, uma vez que não houve necessidade de levantamento dos dados junto às empresas, pois os indicadores aqui analisados, estão expressos no Balanço Social das respectivas empresas, portanto, de domínio público, além de aportes teóricos da literatura de cunho bibliográfico. A amostragem é composta por três empresas da região cuiabana, as quais são filiadas ao Instituo Ethos e que possuem o selo de certificação. Os resultados evidenciam um interesse por parte dessas empresas em prestar à sociedade um retorno em forma de prestação de contas dos recursos recebidos e a aplicação destes em projetos sociais na área socioambiental. Constatou-se também que a Responsabilidade Social é um assunto não esgotado de forma conclusiva, mas de caráter embrionário de estudos futuros suscitando ainda diversas indagações para pesquisas futuras.
Palavras-chave: Responsabilidade Social, Balanço Social, Instituto Ethos, Certificação, Políticas Sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).