Sobre a Revista

Contribuir para a difusão da ciência contábil.

OBJETIVO

A RCiC tem como objetivo difundir e promover discussões científicas em todas as linhas de pesquisa da área Contábil, contudo, investigações em áreas correlatas tais como Administração, Economia, Direito, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, dentre outras também são bem-vindas à RCiC.

VALORES

São valores da RCiC a ética, o profissionalismo, a inovação, a qualidade e compromisso com a comunidade acadêmico-científica e profissional da área contábil e áreas correlatas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A metodologia utilizada para a apreciação dos manuscritos recebidos pela RCiC é  o sistema de avaliação por  pares cegas ou double-blind review.

Contudo, antes de o manuscrito ser encaminhado para a avaliação dos pares é verificado se este atendeu a todas as normas da revista e, se o mesmo está dentro do escopo de publicação da revista.

Avaliação pelo sistema double-blind review é realizado por uma comissão de dois avaliadores; caso haja necessidade um terceiro avaliador realizará a apreciação do manuscrito.

O relatório de avaliação por pares cegas da RCiC está assim formatado:

AVALIAÇÃO DO MANUSCRITO

INFORMAÇÕES DO REVISOR:

Titulação:

Primeiro Nome:

Sobrenome:

Afiliação:

País:

Áreas de Interesse:

INFORMAÇÕES DO MANUSCRITO:

Número do Manuscrito:

Título do Manuscrito:

Data do Envio:

Data do Retorno:

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO:

Por gentileza, insira os comentários pertinentes ao manuscrito:

Comentário Geral:

Introdução:

Revisão da Literatura:

Metodologia:

Resultados:

Discussão/Conclusão:

Referências:

Outros:

Decisão:

Por gentileza, avalie os itens a seguir considerando: (1 = Muito Fraco) ; (2 = Fraco); (3 = Mediano); 4 (Forte); (5 = Muito Forte).

Originalidade:

Contribuição para a Área:

Qualidade do Método:

Clareza na Apresentação:

Profundidade da Pesquisa:

Recomendação:

Por gentileza, assinale com um X.

Aceitar da Forma Como Está:

Requerer Pequenas Correções:

Requerer uma Revisão Moderada:

Requer uma Revisão Mais Profunda:

Reenviar Para Nova Avaliação:

Rejeitar em Razão da/de (Por Gentileza, Especifique):

Comentários Adicionais:

Por gentileza, adicione qualquer comentário adicional (incluindo comentários/sugestões sobre materiais complementares on-line, se houver):

Periodicidade

A RCIC apresenta publicações semestrais, isto é, dois números por ano, cada ano correspondendo a um volume.

A publicação do número referente ao primeiro semestre é realizado ao final de junho, e ao segundo semestre ao final de dezembro.

Política de Acesso Livre

Histórico do periódico

A Revista de Ciências Contábeis, RCiC-UFMT, é um espaço para a publicação de artigos científicos e técnicos na área de Contabilidade e afins.

A RCiC-UFMT foi criada pelo Colegiado do Curso de Ciências Contábeis no ano de 2010, motivado pelo fato de o Curso de Ciências Contábeis possuir trabalhos de conclusão do curso de graduação e de monografias dos cursos de especialização, aliado ao fato da necessidade de publicar artigos científicos, sustentada na realidade acadêmica desempenhada no Estado de Mato Grosso, de não possuir um veículo de divulgação voltado para a área do saber contábil.

Trata-se de uma Revista que tem por objeto divulgar artigos científicos dos contadores, que venham a ser apresentados pelos professores, pesquisadores, estudantes, e também por profissionais que desenvolvam estudos com base em sua situação real de trabalho, contando com a colaboração e parceria dos pesquisadores das Instituições de Ensino da área de Ciências Contábeis, situadas no Estado de Mato Grosso.

Os alunos de graduação, egressos dos cursos de Ciências Contábeis do Estado, podem, através da RCiC-UFMT, publicar sua produção científica, fator pontual ao concorrer a uma vaga para ingressar no curso stricto sensu, em nível de mestrado ou doutorado.

O acervo de artigos da RCiC-UFMT estará disponível à comunidade acadêmico-científica, com acesso livre via internet, tornando-se fonte de referências para consulta do conhecimento técnico-científico.

É um momento ímpar para os acadêmicos de nossa terra abraçar essa causa, desse instrumento relevante para a socialização do conhecimento contábil no Estado, com a produção científica oriunda da pesquisa. Isto faz com que o nosso saber seja divulgado na nossa própria terra e para a nossa gente. Podem-se publicar aqui os artigos produzidos por nossos Contadores.

O Departamento de Ciências Contábeis fortalece os seus Cursos de Graduação e Pós-graduação em nível lato sensu com a produção das Edições 1 e 2, com exemplares semestrais no ano de 2010, fato que também se tornou a repetir em 2011, com as Edições 3 e 4, processo que estará a repetir em 2012. Cada Edição contempla cinco artigos científicos.

Essa tarefa somente terá sucesso se for empreendida coletivamente, com a participação dos acadêmicos, professores e dos profissionais que atuam e que buscam o conhecimento científico, em uma visão de futuro das Ciências Contábeis.

Prof. Dr. João Wanderley Vilela Garcia