Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser inédito, não estando sob processo de avaliação em outro veículo para publicação;

  • Devem haver, no máximo, 4 (quatro) autores;

  • O artigo deve ter sido perfeitamente revisado;

  • Ser editado no Word for Windows;

  • Não deve conter a identificação dos autores no arquivo (ver também propriedades do arquivo);

  • Na primeira página deve conter: o título do artigo em português, inglês e espanhol com fonte Times New Roman tamanho 12 e em negrito; um resumo em português, inglês e espanhol de no máximo 15 linhas (cada), seguido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave;

  • O tamanho do papel deve ser de 29,7 x 21 cm (A4);

  • A fonte do texto deve ser Times New Roman com tamanho 12;

  • O espaçamento deve ser simples entre caracteres, palavras e linhas;

  • A margem superior deve ser de 03 cm, a inferior de 02 cm, a esquerda de 03 cm e a direita de 02 cm;

  • O artigo completo deve conter entre 10 e 18 páginas (incluindo títulos, resumos, palavras-chave, referências, notas, anexos e apêndices);

  • Os títulos e subtítulos deverão ser identificados com negritos e corpos de diferentes tamanhos, caminhando do maior para o menor (título e subtítulo), não se admitindo o uso de negrito fora deste contexto;

  • As palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico;

  • As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas;

  • As citações diretas devem vir acompanhadas do número da página fonte da obra consultada;

  • As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos devem ser com fonte Times New Roman tamanho 10 e elaborados em preto e branco;

    As fórmulas foram editadas utilizando-se o Microsoft Equation.

  • Todas as notas de rodapé deverão ser incluídas como notas de final de texto;

  • As referências bibliográficas devem estar no final do artigo e devem obedecer às normas ABNT (NBR 6023/2002);

  • O conteúdo dos artigos são de total e exclusiva responsabilidade dos autores que cedem, previamente, os direitos autorais à RCiC – Revista Ciências Contábeis;

  • No resumo da biografia, é obrigatório o preenchimento da formação e filiação institucional de todos os autores tanto na Etapa 1. INCLUSÃO DE METADADOS; quanto no arquivo complementar submetido na Etapa 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES;

Diretrizes para Autores

Diretrizes para os Autores/Author Guidelines

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

É imprescindível que os artigos submetidos sejam inéditos, isto é, não tenham sido enviados para publicação em outra revista.

Se forem trabalhos já divulgados em anais é preciso indicar o nome, local e data do evento no campo COMENTÁRIOS PARA O EDITOR.

Os artigos inéditos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 e máximo de 18 páginas.

O envio dos artigos deve ser de forma eletrônica pelo site https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rcic. Em seguida lhe será enviada mensagem, pelo correio eletrônico rcic@ufmt.br, de confirmação do recebimento do artigo. Dificuldades quanto ao envio do manuscrito tamném podem ser consultadas por meio deste e-mail.

Para submissão dos artigos devem ser observadas as seguintes normas editoriais da RCiC – Revista de Ciências Contábeis:

A) Folha de rosto em arquivo separado (Etapa 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES) com os seguintes dados:

A.1) Título do trabalho no idioma do texto, em inglês e espanhol;

A.2) Nome e titulação do(s) autor(es), limitado a 4 autores por artigo;

A.3) Vínculo institucional do(s) autor(es);

A.4) Endereço, e-mail e telefone para contato.

B) Os artigos (a serem enviados na Etapa 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO), sem identificação do(s) autor(es); devem obdecer basicamente a seguinte estrutura:

i. Título

ii. Resumo

ii. Palavras-Chave

1.  Introdução

2. Revisão da Literatura

3. Metodologia

4. Resultados

5. Discussão e Conclusões

Referências

 

Assim devem conter:

B.1) o título em português, inglês e espanhol;

B.2) um resumo (no idioma do texto) em no máximo de 15 linhas, em um único parágrafo e sem entrada de parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave;

B.2.1) O resumo deve contemplar no mínimo (objetivo, métodos, resultados e conclusões da pesquisa).

B.3) um abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords;

B.4) um resumen (resumo em espanhol), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco palabras-clave;

 

C) As páginas dos artigos devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows, em um único lado da folha, nas seguintes condições:

C.1) papel formato A4 (210 x 297 mm);

C.2) fonte Times New Roman, tamanho 12;

C.3) espaço entre linhas: simples;

C.4) entrada de parágrafo: 1,25;

C.5) margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;

C.6) ilustrações, figuras, quadros e tabelas, sem coloração, em fonte Times New Roman, tamanho 10;

Modelos de figura, quadros e tabelas podem ser consultados no seguinte link http://www.isei.edu.br/files/arquivos/15-quadros.pdf

C.7) fórmulas devem ser inseridas no documento utilizando-se o Microsoft Equation 3.0 ou equivalente e, numeradas sequencialmente à direita.

Exemplo:

(1)

C(x) = Cf + Cv

(2)

R(x) = px

(3)

L(x) = R(x) - C(x)

 

C.8) as citações e referências devem obedecer às normas atuais da ABNT;

C.9) todas as notas de rodapé deverão ser incluídas como notas de final de texto;.

C.10) as palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico.

 

D) As citações no texto devem obedecer a NBR 10.520/2002, conforme exemplos abaixo:

(i) Um Autor – no início da frase – Martins (1970, p. 20); no final da frase – (MARTINS, 1970, p. 20)

(ii) Dois Autores – no início da frase: Iudícibus e Martins (2004, p. 45); no final da frase: (IUDÍCIBUS; MARTINS, 2010, p. 45)

(iii) Três Autores – no início da frase: Lopes, Iudícibus e Martins (2008, p. 5); no final da frase: (IUDÍCIBUS; MARTINS, 2010, p. 45)

(iv) mais de três autores – no início da frase: Iudícibus et al. (2006, p. 150); no final da  frase: (IUDÍCIBUS et al., 2006, p. 150)

 

Observações Importantes:

(i) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. E neste caso obrigatoriamente deve-se informar o número da página.

Exemplo: (Transcrição textual de parte da obra do autor consultado):

Lopes, Iudícibus e Martins (2008, p. 5)  afirmam “No passado, ouvíamos muito a discussão de que a Contabilidade seria a profissão do futuro, do século XXI.” A Contabilidade não será relevante no futuro. Ela já é!”

ou

“A Contabilidade não será relevante no futuro. Ela já é!” (LOPES; IUDÍCIBUS; MARTINS, 2008, p. 5).

Segundo Lopes, Iudícibus e Martins (2008, p. 5) “[...]todos os resultados empíricos demonstram a enorme importância das informações contábeis para os agentes econômicos [...]”.

(ii) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. E neste caso obrigatoriamente deve-se informar o número da página.

Exemplo:

Nós, como pesquisadores, temos que mostrar que estamos aptos a investigar esse importante fenômeno social em suas inter-relações com o Direito, a Sociologia, a Psicologia, a Economia... Nossa preocupação fundamental, todavia, deve ser a informação contábil, a Contabilidade, enfim. E o que precisamos é, ao lado de continuar o trabalho empírico e levantar erros e acertos da Contabilidade normativa, aprender a desenvolver essa Contabilidade normativa com base em fundamentações mais sólidas a partir de pesquisas também empíricas e não apenas do dedutivismo entre paredes. Mas precisamos lembrar que a Contabilidade é o nosso foco, o nosso objetivo, e os instrumentos de pesquisa, inclusive os quantitativos, são, para nós, instrumento, meio, e não fim (LOPES; IUDÍCIBUS; MARTINS, 2008, p. 5).

(iii) A citação indireta o texto baseado na obra do autor consultado. Neste caso não é obrigatório informar o número da página.

Exemplo:

De acordo com Lopes, Iudícibus e Martins (2008), a Contabilidade é o foco principal do cientista contábil.

ou

A preocupação das investigações na área da contabilidade deve ser a informação contábil (LOPES; IUDÍCIBUS; MARTINS, 2008).

 

D) As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto de acordo com a NBR 6023 revisada, em ordem alfabética, em fonte 12, com espaçamento simples e uma linha em branco após cada obra, como nos exemplos a seguir:

D.1) Artigos de Periódicos (revistas científicas):

PAULO, W. L.; FERNANDES, F. C.; RODRIGUES, L. G. B.; e EIDT, J. Riscos e controles internos: uma metodologia de mensuração dos níveis de controle de riscos empresariais. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 43, p. 49-60, jan./abr. 2007.

 

D.2) Artigos de Anais de Congressos:

IUDÍCIBUS, S. Perspectivas e tendências da pesquisa contábil. In: Congresso Brasileiro de Contabilidade, 14, 1992, Salvador. Anais... Brasília: CFC, 1992. 1 CD-ROM.

 

D.3) Working Paper

CORNACCHIONE JUNIOR, E. B. Desafios para contabilidade: 2015-2030. Working Paper, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2322439. Acesso em 21 jan. 2013.

 

D.4) Teses

PETRI, N. Analise de resultados no setor público. 1987. 150 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

 

D.5) Dissertações:

BEUREN, I. M. Divulgação de informações voluntárias em relatórios financeiros e seu relacionamento com a estrutura das empresas e características dos contabilistas. 1991. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 1991.

 

D.6) Livros:

IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009

 

D.7) Capítulos de Livros:

IUDÍCIBUS, S. Mensuração em Contabilidade. In: RIBEIRO FILHO, JOSE FRANCISCO; LOPES, JORGE; PEDERNEIRAS, MARCLEIDE. (Org.). Estudando teoria da contabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 177-184.

 

D.8) Artigo Online (retirado da internet):

VIRTUOSO, C. H. Balanço social: essa idéia deve continuar. Jornal Nota 10, Rio de Janeiro, maio/jul. 2002. Disponível em: http://www.crcrj.org.br/. Acesso em: 21 jan. 2003.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.