Maiores clubes de futebol brasileiro sob a ótica patrimonial e resultados financeiros

Autores

  • Jair Antônio Fagundes jair_fagundes@hotmail.com
    SIM CONTABILIDADE
  • Clébia Ciupak clebia.ciupak@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Alex Fabiano Bertollo Santana Santana alexbertollo@ufs.br
    Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Luisa Hanauer analhanauer@yahoo.com.br
    Faculdade de Balsas - UNIBALSAS

Resumo

 Este estudo objetivou identificar e ranquear o valor do Ativo total, a receita operacional e o resultado líquido dos
maiores clubes de futebol brasileiro, com base nas demonstrações contábeis do ano de 2018. Realizou-se estudo
quantitativo para buscar a confirmação ou não de duas hipóteses de estudo: H1 quanto maior o ativo, maior serão as
receitas arrecadas, a qual não se confirmou em sua totalidade, dos seis clubes que ficaram com a situação do valor do
Ativo acima da média, quatro deles permaneceram acima da média no ranking das receitas operacionais; por outro
lado, os três clubes com o menor Ativo também contabilizaram as menores receitas no período analisado. Já a H2,
quanto maior as receitas, maior o lucro gerado, se confirma parcialmente, não exatamente na mesma posição
hierárquica, mas, dentro do grupo “acima da média” e “abaixo da média”, a maioria dos clubes que tiveram as maiores
receitas também geraram os melhores resultados financeiros. Conclui-se que possam existir vários motivos para a
não confirmação dessas hipóteses, entre elas: a quantidade de competições (copa do Brasil, campeonato brasileiro,
libertadores, estaduais, amistosos) e/ou jogos disputados, profissionalização da gestão, contratos com direitos de transmissão, venda de ingressos, venda de produtos, contratos com patrocinadores distintos, venda de atletas, entre
outros.

Biografia do Autor

Jair Antônio Fagundes, SIM CONTABILIDADE

Possui graduação em Ciências Contábeis (1996), especialização em Finanças (2000), mestrado em Ciências Contábeis pela UNISINOS (2003), Diploma de Estudio Avanzados pela Universidad de Valencia (2009)-(equivalente ao mestrado) e Doutorado em Contabilidade na UNIVERSIDADE DE VALENCIA(2011), Doutorado Europeu em Contabilidade pela Universidade Nova de Lisboa- Portugal e Universidad de Valencia- España (2011) e Pós-doutorando em Administração pela UNIP (2013-2014). Tem Experiência em Coordenação de curso de Ciências Contábeis, autorização e Reconhecimento de cursos diante do MEC. Coordenador e professor de diversos cursos de Especialização na área Contábil e professor em diversos cursos de Graduação e Especialização, entre eles: na FEMA, IESA, UNIJUI, UNILASSALE, URI, UNOESC, UCEFF, UNOCHAPECÓ, SETREM, FAHOR, FAE e FAI. Pareceristas (avaliador de artigos científicos) em diversos periódicos Nacionais e Internacional. membro de comitê científico em eventos nacionais e internacionais. Auditor de Gestão. Perito contábil, Assessor e Consultor. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Sistemas de Informações e gestão Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade de gestão, gestão financeira, Balanced Scorecard - BSC, gestão de Custos, demonstração do valor adicionado e auditoria e pericia. Autor do livro Planejamento Financeiro Familiar e autor de capítulo de livro em Sistemas de Informações - BSC.

Clébia Ciupak, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove - (2018), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2008), Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino - UNED (2012), Especialista em Gestão Financeira pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (2006), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em regime de Dedicação Exclusiva, foi Coordenadora de Ensino de Graduação do Curso de Ciências Contábeis - FACC/UFMT - no período de junho de 2018 a junho de 2020.. Atuou na Coordenação da Pós-Graduação em Gestão Tributária e Perícia Contábil e é Vice-coordenadora da Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria Empresarial da UFMT. É membro do Conselho Fiscal da Fundação Uniselva. Atualmente é Membro do Conselho Editorial da RCiC - Revista de Ciências Contábeis - UFMT. Tem experiência na Área de Auditoria Contábil e Operacional e Gestão de Riscos Organizacionais.

Alex Fabiano Bertollo Santana Santana, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho, Guimarães - Portugal desde 09/2013, Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Finanças Corporativas e Controladoria na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo 2008. Especialista em Gestão Financeira pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí 2006. Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Ji-Paraná 2013. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), 2004. Linhas de Pesquisa: Gestão Estratégica de Custos, Auditoria, Contabilidade Pública. Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Professor da Universidade Federal de Sergipe

Ana Luisa Hanauer, Faculdade de Balsas - UNIBALSAS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2021). Atualmente é AUXILIAR CONTÁBIL da DE PAULA CONTADORES.

Downloads

Publicado

2023-02-10