O CONTROLE INTERNO E SEUS BENEFÍCIOS PARA A GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO DA CIDADE DE CUIABÁ/MT.

Autores/as

  • TASSIA DA SILVA RIBEIRO RABELO tassiarrabelo@gmail.com
    Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMT.
  • CLÉBIA CIUPAK clebia.ciupak@gmail.com
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS e Professora do Depto. de CIC da UFMT.
  • FELIPE DEODATO DA SILVA E SILVA felipe_futuro@yahoo.com.br
    Mestrando em Agronegócio e Desenvolvimento Regional pela Faculdade de Economia da UFMT.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o sistema de controle interno na área financeira de uma fundação de apoio, que atua dando suporte na área de ensino, extensão e de pesquisa para uma Instituição Federal de Ensino Superior, enfatizando a importância da implantação de controles nas atividades relacionadas às contas a receber e contas a pagar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mediante análise bibliográfica em uma fundação de apoio em Cuiabá-MT. Dessa forma, foram descritas as rotinas utilizadas no setor financeiro, evidenciando a real funcionalidade do sistema de controle interno nessa instituição e a forma como ele contribuiu para a eficiência e eficácia das atividades desenvolvidas. Os resultados apontam que são de grande importância a criação, utilização, manutenção e revisão de sistemas de controles internos eficientes no setor financeiro da fundação de apoio estudada, isso por que sem eles a instituição fica vulnerável a erros ou irregularidades tanto intencionais como não intencionais. Este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento dos procedimentos usados no departamento financeiro de uma instituição.

Publicado

2012-01-01