ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS NORMAS CONTÁBEIS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE E AS NORMAS CONTÁBEIS DO BRASIL
Resumo
O artigo aborda as Normas Contábeis aplicáveis às Demonstrações Contábeis e às questões Contábeis na lei de sociedade anônima utilizada em São Tomé e Príncipe, comparando-as com as Normas vigentes no Brasil. Também faz um breve relato sobre a origem, desenvolvimento e situação econômica dos dois países envolvidos na pesquisa (Brasil e São Tomé e Príncipe), com o intuito de possibilitar uma visão geral sobre suas economias. A escolha do universo pesquisado é pelo motivo de que, apesar de serem países situados em continentes diferentes, integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e apresentam situação econômica atual diferente. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória, com levantamento de dados sobre a legislação vigente nos dois países, bem como levantamento de Demonstrações Contábeis elaboradas pelas Sociedades Anônimas Offshore, onde foi possível chegar aos resultados indicando que, no Brasil, as demonstrações contábeis evidenciam grandes disparidades em relação às de São Tomé e Príncipe, e pode-se dizer que os contadores Brasileiros e os São-Tomenses certamente encontrarão dificuldades para interpretar as informações contidas nos demonstrativos elaborados em seus Países e, que àqueles elaborados em São-Thomé estão em desencontro às então denominadas Normas Internacionais de Contabilidade, o que pode causar dificuldades aos diversos usuários internacionais, especificamente, os investidores no mercado de ações que se utilizam das Demonstrações Contábeis para orientar suas decisões de investimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).