MENSURAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
A importância de evidenciar o ativo intangível no valor contábil de uma organização está na problemática da sua contabilização. O presente trabalho está baseado em uma análise empírica que propõe uma metodologia fundamentada nas técnicas operativas proporcionadas pela teoria dos subconjuntos difusos, da identificação, e, posteriormente, com tratamento dos intangíveis geradores de vantagens competitivas, com a inclusão nas demonstrações contábeis. O resultado esperado deste trabalho é medir os ativos intangíveis de uma Instituição de Ensino Superior, tendo como referência os dados qualitativos da avaliação interna, combinados com a avaliação das condições de ensino, através dos indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação. São gerados dados contábeis e não contábeis, com informações relevantes para os relatórios das demonstrações contábeis. Com base em dados do ensino de graduação superior da IES denominada de Faculdade Afirmativo (FAFI), nos períodos 2003 a 2005, são criados indicadores que, aplicados ao resultado dos respectivos cursos (Letras e Fonoaudiologia), possibilitam o cálculo de valores dos investimentos do ativo intangível. Também são apresentados os procedimentos de como evidenciar os ativos intangíveis nas demonstrações contábeis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).