MENSURAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Authors

  • JOÃO WANDERLEY VILELA GARCIA vilela@ufmt.br
    UFMT - Universidade Federal Mato Grosso. Contador, Professor do Departamento de Ciências Contábeis/FAeCC/UFMT; Mestre em Ciências Contábeis e Atuária –PUC/SP; Doctor en Contabilidad pela Universidad Nacional de Rosario – Argentina.
  • LUZIA GUIMARÃES luziaguimaraes@terra.com.br
    Contadora, professora, Mestre em Ciências Contábeis pela USP/SP.

Abstract

A importância de evidenciar o ativo intangível no valor contábil de uma organização está na problemática da sua contabilização. O presente trabalho está baseado em uma análise empírica que propõe uma metodologia fundamentada nas técnicas operativas proporcionadas pela teoria dos subconjuntos difusos, da identificação, e, posteriormente, com tratamento dos intangíveis geradores de vantagens competitivas, com a inclusão nas demonstrações contábeis. O resultado esperado deste trabalho é medir os ativos intangíveis de uma Instituição de Ensino Superior, tendo como referência os dados qualitativos da avaliação interna, combinados com a avaliação das condições de ensino, através dos indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação. São gerados dados contábeis e não contábeis, com informações relevantes para os relatórios das demonstrações contábeis. Com base em dados do ensino de graduação superior da IES denominada de Faculdade Afirmativo (FAFI), nos períodos 2003 a 2005, são criados indicadores que, aplicados ao resultado dos respectivos cursos (Letras e Fonoaudiologia), possibilitam o cálculo de valores dos investimentos do ativo intangível. Também são apresentados os procedimentos de como evidenciar os ativos intangíveis nas demonstrações contábeis.

Published

2010-06-01