O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD (BSC): UM ESTUDO NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO23ª REGIÃO – MT

Autores/as

  • JULIANA OLIVEIRA SOBIESKI jusobieski@hotmail.com
  • CLÉBIA CIUPAK clebia.ciupak@gmail.com
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos, professora do Departamento de Ciências Contábeis – UFMT.

Resumen

Este estudo objetivou verificar de que forma o Balanced Scorecad (BSC), pode contribuir para a prestação de contas de forma mais transparente, objetiva e rápida dentro das organizações, uma vez que um dos objetivos é dinamizar as informações para um exame detalhado de todas as atividades. A instituição escolhida como objeto deste estudo foi o TRT 23ª que através de seus colaboradores se dispuseram a fornecer todas as informações necessárias. Os instrumentos empregados no levantamento dos dados são relevantes na formulação não só de hipóteses, como também para determinantes para atingir os objetivos internos e a qualidade na administração da gestão organizacional. A metodologia utilizada caracteriza os estudos como uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com quanto aos procedimentos técnicos, o estudo de caso. O resultado apontou que é extremamente viável e necessário que organizações públicas implantem esta medida BSC para delimitar sua visão, missão e valores. Além de possibilitar através do estudo de caso a visualização das possíveis diretrizes que foram definidas pela administração pública, mediante o levantamento dos dados que contribuem para um maior alcance de suas metas e satisfação organizacional.

Palavras-chave: Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, TRT 23ª.

Biografía del autor/a

  • JULIANA OLIVEIRA SOBIESKI
    Bacharel em Ciências Contábeis – UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande e MBA em Controladoria e Finanças – EPG/PUC.

Publicado

2012-07-01