Balanced Scorecard: ferramenta de gestão como diferencial estratégico para uma empresa supermercadista
DOI:
https://doi.org/10.5281/5q84bx04Resumo
A concorrência acirrada no mercado varejista, em especial dos supermercados, aumenta a disputa entre as empresas do setor pela predominância da participação no mercado, o que exige um diferencial competitivo. O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que ajuda as empresas a alcançarem uma gestão estratégica eficente, medindo o desempenho em áreas financeiras e não financeiras. O presente estudo tem como principal objetivo, propor a aplicação de uma ferramenta de gestão estratégica para uma empresa supermercadista, com base nos conceitos do Balanced Scorecard. Trata-se de uma pesquisa de método estudo de caso, descritiva, qualitativa, documental, realizada por meio da técnica análise de conteúdo, envolvendo os relatórios contábeis e notas fiscais emitidas da empresa, de maneira a estruturar e delinear os indicadores de desempenho propostos. Os resultados da pesquisa mostram que o uso do BSC é essencial para uma gestão estratégica bem-sucedida, pois permite a medição e acompanhamento do desempenho em todas as áreas da empresa, levando ao alcance das metas de longo prazo e contribuindo na tomada de decisões dos gestores, garantindo sua posição competitiva no mercado
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