O ENSINO REFLEXIVO E DIALÓGICO DA REESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA BAKHTINIANA

Autores

  • Viviane Letícia Silva Carrijo vivinice@gmail.com
    PUC-SP
  • Simone de Jesus Padilha simonejp1@gmail.com.br
    Universidade Federal do Mato Grosso

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte de nossa pesquisa sobre o desenvolvimento de atividades reflexivas para a reescrita. Inicialmente, discutimos a noção da escrita como prática processual. Em seguida, apresentamos a relação da reescrita com a teoria bakhtiniana, cujos pressupostos são utilizados para definição da reescrita como prática dialógica e para análise das produções e desenvolvimento das atividades reflexivas. Ao final, algumas considerações sobre o papel do professor e a produção de atividades são feitas relacionadas ao ensino dialógico de Língua Portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Bakhtin, ensino dialógico, atividades reflexivas

ABSTRACT:
In this article we present a snip of our research about the development of rewriting reflexive activities. In the beginning, we talked about the notion of writing as procedural practice. After, we present the rewriting relation with Bakhtin's theory, which is used to define rewriting as rewritten as a dialogic practice and analysis of production and development of reflexive activities. At the end of the article, some considerations about the role of the teacher and production of activities related to teaching dialogical of Portuguese are made.
KEYWORDS: Bakhtin, dialogic teaching, reflexive activities

 

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

CARRIJO, V. L. S.; PADILHA, S. de J. O ENSINO REFLEXIVO E DIALÓGICO DA REESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA BAKHTINIANA. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 27, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/664. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê