ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS E ESPANHOL POR MEIO DE DICIONÁRIOS PARA APRENDIZES BRASILEIROS : UM ESTUDO AVALIATIVO

Autores

  • Félix Bugueño Miranda celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carolina Reolon Jardim celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Pós Graduação

Resumo

No cenário lexicográfico, os chamados “dicionários de aprendizes”estão concebidos para auxiliar no ensino-aprendizagem de umaL2. O objetivo do presente trabalho é avaliar dicionários de aprendizesde inglês e espanhol em função do auxílio real que suas informaçõesrepresentam para um aprendiz brasileiro. Como metodologia, será usadoum modelo de avaliação que considera fatores contrastivos aliadosaos níveis de organização da língua presentes no instrumentolexicográfico. O resultado da avaliação demonstra que o perfil do usuárioprecisaria ser mais bem delimitado e que é possível incorporar deforma significativa a língua materna do usuário nessas obras.

PALAVRAS-CHAVE: lexicografia pedagógica, língua inglesa, língua espanhola

TEACHING AND LEARNING OF ENGLISH AND SPANISH THROUGHT DICTIONARIES FOR BRAZILIAN LEARNERS: AN EVALUATION STUDY

ABSTRACT: In the field of lexicography the so-called learner’sdictionariesare conceived to help in the task of teaching and learningan L2. The aim of the present study is to evaluate English and Spanishlearner’s dictionariesin order to see if their information represents areal aid to Brazilian learners. As methodology, we will use a model ofevaluation that considers contrastive factors together with languageorganization levels found in dictionaries. The result of this evaluationshows that the user profile would need to be better delimited and alsothat it is possible to incorporate, in a relevant way, the learner’s motherlanguage in those works.

KEYWORDS: pedagogical lexicography, English language, SpanishLanguage

 

 

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

MIRANDA, F. B.; JARDIM, C. R. ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS E ESPANHOL POR MEIO DE DICIONÁRIOS PARA APRENDIZES BRASILEIROS : UM ESTUDO AVALIATIVO. Polifonia, [S. l.], v. 19, n. 25, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/577. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Outros lugares