RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO PELA ESCRITA NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva celiadr@uol.com.br
  • Ana Emilia Fajardo-Turbin celiadr@uol.com.br

Resumo

Investigamos a construção da escrita como atividade de reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, experienciadas por professores em formação inicial. Os dados investigados são as seções introdutórias, componentes do gênero relatório de estágio supervisionado, utilizado como trabalho escrito final nas disciplinas de estágio obrigatório nas licenciaturas brasileiras. Apesar de considerarmos os pressupostos teóricos da linguística sistêmico-funcional como principal referencial teórico desta pesquisa, focalizaremos mais diretamente os elementos textuais que exercem a função de tema, nas orações componentes das introduções investigadas.

PALAVRAS-CHAVE: gênero textual; letramento do professor; linguística sistêmico-funcional

SUPERVISED INTERNSHIP REPORT: AN ANALYSIS OF REFLEXIVE WRITING IN THE DEVELOPMENT OF PROFESSIONAL TEACHING SKILLS

ABSTRACT: We investigate writing construction as a critical reflexion of the pedagogic practices teachers experiment with in their undergraduation training as English teachers. The analysed data are the introductory sessions, component of the genre: supervised internship reports, used as a final term paper in the supervised internship disciplines in the Brazilian teacher training courses. We consider the theoretical pressupositions of Systemic Functional Linguistics as our main theoretical reference. However, in this research, we focus on the textual elements that function as themes in the clauses that compose the investigated introductory sessions.

KEYWORDS: textual genre; teacher literacy; systemic functional linguistics

 


Downloads

Publicado

2011-11-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO PELA ESCRITA NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR. Polifonia, [S. l.], v. 18, n. 23, 2011. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/25. Acesso em: 11 abr. 2025.