Ensino e aprendizagem de geografia

o desafio do ensino híbrido e remoto

Autores

  • Bernadeth Luiza da Silva e Lima bernadethluiza@gmail.com
    Secretaria Municipal de Educação
  • Silvia silvia.stering@outlook.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT http://lattes.cnpq.br/0248106319118707

Resumo

No contexto educativo, o ano de 2020 certamente será lembrado em função do processo de ressignificação da forma de ensinar e de aprender, em função da necessidade do distanciamento social que exigiu a realização da mediação pedagógica não presencial o que culminou na reorganização das unidades educacionais mediante as novas possibilidades didático-pedagógicas, com novas formas de interação pelos espaços e meios virtuais ou remotos. Em se tratando da disciplina de Geografia, esta não esteve imune aos efeitos da pandemia do Covid 19, que colocou fim à hegemonia da didática comeniana, para abrir espaço para o ensino híbrido e o ensino remoto. Este artigo tem por objetivo evidenciar o processo de ressignificação da relação de ensino e aprendizagem da Geografia na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá. Metodologiamente trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, mediante pesquisa participante via experiência de assessoria pedagógica e elaboração de vídeo aulas desenvolvidas de forma remota via portal da Escola Cuiabana.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Geografia. Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2021-07-13