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Chamada do Dossiê Especial:

ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

O período pandêmico vivenciado em 2020 obrigou mudanças estruturais nos processos de ensino e aprendizagem e as escolas da educação básica estão se reinventando nestes novos moldes e enfrentando desafios e produzindo novos modos de fazer. 

O ensino de Geografia sempre esteve na vanguarda apoiando a pesquisa e a construção de leituras do espaço geográfico em um mundo desigual. A formação de professores também é baluarte para a educação geográfica.

As pesquisas em ensino de Geografia têm, em razão de algumas reformas educacionais implementadas no Brasil, reafirmado a contribuição desta ciência no desenvolvimento do indivíduo e na formação humana e social do sujeito. Esta especificidade impõe desafios teórico-metodológicos e didático-pedagógicos às práticas docentes e à formação de professores.

Sendo assim a Revista Mato-grossense de Geografia lança uma chamada para o Dossiê Especial que versa sobre o ensino de Geografia, formação de professores e suas nuances, contribuindo com a divulgação de pesquisas e reflexões que subsidiem os fazeres geográficos.

Através desta carta, o Instituto de Geografia, História e Documentação e o Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso convidam pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação a compartilharem seus estudos e experiências com a comunidade científica e acadêmica através de nossa revista eletrônica. Os artigos poderão ser encaminhados até 20 de dezembro de 2020, conforme as diretrizes e normas para autores no link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geografia/index

Desta forma, é particularmente bem-vinda a submissão de artigos originais no âmbito da Geografia nas áreas de ensino de Geografia e formação de professores.

Agradecemos desde já a colaboração de todos na divulgação e no envio de seus trabalhos.