Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • b

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

A REVISTA MATO-GROSSENSE DE GEOGRAFIA é uma publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Destina-se à publicação de artigos científicos, ensaios, resenhas e comunicações de pesquisas referentes aos aspectos teóricos e metodológicos da construção do conhecimento na área de Geografia e temas a ela relacionados.

1. Os textos enviados a esta revista devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol, inglês ou francês.

2. Os Artigos Científicos, para análise, devem ser apresentados com extensão mínima de 15 e máxima de 30 páginas com no máximo três (3) autores. Os demais textos (ensaios, resenhas e comunicação de pesquisa devem ser apresentados com extensão mínima de duas (2) e no máximo cinco (8) páginas.

3. O texto deve ser digitado em Word para Windows, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço 1,5. Deverão ser submetidos pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER

4. O cabeçalho deve conter o título, centralizado. Na terceira linha, o(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhado à direita. As informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) ou endereço postal, devem constar em nota de rodapé.

5. O texto deve ser acompanhado de dois resumos, o primeiro no idioma em que está escrito e o segundo em um dos idiomas indicados no item 1, com no máximo 200 palavras, em um parágrafo único, em espaço simples, e conter ao final três a cinco palavras-chave.

6. As notas de rodapé não poderão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso só deverá ser utilizado quando extremamente necessário e ter, no máximo, três linhas.

7. As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço simples. As menções a ideias e/ou informações no decorrer do texto devem subordinar-se ao esquema sobrenome do autor, data, página. Ex: (SILVA, 2000, p. 25). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula após a data. Ex.: (SILVA, 2000a, p. 34), (SILVA, 2000b, p. 56). Quando forem dois autores, ligar por e; quando mais de dois autores, mencionar o sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al.

Obs. Quando o sobrenome do autor é citado fora dos parênteses, escrever somente a inicial maiúscula. Ex. Segundo Silva (2000, p. 23).

8. A bibliografia deve ser apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), como nos seguintes exemplos:

a) Livro: SOBRENOME, nome. Título da obra em negrito. Local de publicação: editora, data.

b) Capítulo de livro: SOBRENOME, nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título da obra em negrito. Local de publicação: Editora, data. Página inicial – página final.

c) Artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial – página final, mês(es). Ano.

d) Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação (tese) em negrito. Ano, numero da pagina, grau, área de concentração instituição e cidade.

9. As figuras (gráficos, esquemas, desenhos, diagramas, fotografias, mapas, imagens de satélite) devem ser digitalizadas em alta resolução, 300 dpi, formato JPG ou TIF e incluídas no texto editorado. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são de 15 cm, no sentido horizontal da folha, e 20 cm, no sentido vertical. Os títulos devem constar na parte inferior das figuras.

10. Os quadros devem ter linhas horizontais e verticais; nas tabelas não devem ser usadas linhas verticais e as linhas horizontais devem limitar-se ao cabeçalho e ao final da tabela. Os títulos devem constar da parte inferior dos quadros e superior das tabelas.

11. Todas as figuras, quadros e tabelas devem ser numerados e encaminhados no texto.

12. Os originais serão apreciados pelo Conselho Editorial e/ou consultores “ad hoc”, que poderão aceitar, recusar ou apresentar os originais ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais.

13. Os conteúdos dos textos são de inteira responsabilidade dos autores, respeitando os direitos autorais (Lei n 9.610 de 19 de fevereiro de 2002) assim como as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Os textos deverão ser apresentados com revisão linguística.

14. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) vinculado a UFMT disponível no seguinte endereço: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geografia

15.É Necessário realizar o cadastro e os cinco passos para submissão de artigos disponíveis no link novas submissões.

 

Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail: revistamatogrossense@gmail.com

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.