Cartografia Escolar: Uma Revisão De Literatura

Autores

Palavras-chave:

Bibliometrix, Representações cartográficas, ensino de geografia

Resumo

A cartografia escolar é fundamental para o ensino nos diferentes níveis. Assim, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão de literatura sobre publicações em Cartografia escolar em todo o mundo. A revisão de literatura utilizou a abordagem híbrida, bibliométrica e sistemática. Sob a perspectiva bibliométrica foi valorizada a abordagem quantitativa, por meio de métricas do Bibliometrix, através do software R. Para esta pesquisa, foi usada a string de busca “School cartography”. A abordagem sistemática foi realizada através de análise qualitativa, especificidades, público-alvo e síntese das abordagens. Os resultados revelaram o mapeamento de 826 publicações, dentre as quais 535 e 291 das bases Scopus (Sco) e Web of Science (WoS), respectivamente, publicados de 1966 a 2022, período total cobriu 56 anos, excluídos as repetições, o que resultou em 720 publicações. Foram observadas o predomínio de pesquisas para crianças e adolescentes sob a perspectiva humanista, em que foi destacada a cartografia através dos mapas mentais para análise de percepções sobre aspectos variados da realidade.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Mota dos Santos, A. (2024). Cartografia Escolar: Uma Revisão De Literatura. Revista Geoaraguaia, 14(1), 1–20. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16338