Impressão 3D na produção de recursos didáticos inclusivos para o ensino de geografia

Autores/as

Palabras clave:

Inclusão, Ensino de Geografia, Cartografia Tátil, Impressão 3D, Design-Based Research

Resumen

O seguinte trabalho apresenta os resultados da dissertação de mestrado em Geografia defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UEL. Por meio de uma abordagem qualitativa, teve como objetivo aprofundar a discussão sobre o uso da impressão 3D e do QR Code na produção de recursos didáticos para aulas de Geografia, pensados para estudantes com ou sem deficiência visual, utilizando os conceitos da Cartografia Tátil e Desenho Universal para a Aprendizagem para elaborar uma coleção de maquetes topográficas, além de avaliar a competência das maquetes desenvolvidas na transmissão das informações propostas. Seguindo a metodologia de Desing-Based-Research, que visa a construção de um protótipo e sua constante reformulação baseada em avaliações, o trabalho teve contato com estudantes e professores, por meio de questionários semiestruturados, avaliando os materiais e metodologias desenvolvidas. Com o avanço da tecnologia de impressão 3D e QR Code, novas possibilidades se abrem e é possível inferir que esses novos materiais podem contribuir de maneira significativa para o ensino de Geografia e já têm revolucionado diversos segmentos da sociedade e as escolas não se encontram distante desta realidade, já que agora possuem a capacidade de se tornarem “pequenas fábricas” de recursos didáticos adaptados para seus diferentes contextos.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Alves Ribeiro, D., & Cristiane Torres, E. (2024). Impressão 3D na produção de recursos didáticos inclusivos para o ensino de geografia. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–21. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17989

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas