Por uma Geografia Inclusiva: uso de recursos digitais para a criação de página eletrônica acessível a pessoas com deficiência visual
Palabras clave:
ensino de geografia, Deficiência Visual, Educação InclusivaResumen
Este artigo apresenta os procedimentos executados para a criação e a estruturação da página eletrônica do projeto de extensão “Geografia às Cegas: Adaptação dos conceitos geográficos aos alunos com deficiência visual do Ensino Fundamental”, desenvolvido no Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e cadastrado no DEPEXT/PR-3. A página eletrônica foi estruturada em cinco abas: (1)Sobre; (2)Instituições; (3)Bibliografia; (4)Divulgação e (5)Notícias, nas quais são disponibilizadas informações sobre o projeto, minicursos e oficinas, textos derivados de experiências e de leituras realizadas. Há informações sobre instituições educacionais - especializadas em ensino e suporte terapêutico a pessoas com deficiência visual - e instituições culturais com espaços inclusivos e acervos táteis destinados a pessoas cegas e com baixa visão. Foram inseridos links para vídeos institucionais, lives, artigos, dissertações, teses, anais de eventos e periódicos que abordam temas pertinentes ao ensino para alunos com deficiência visual. Os tipos, cores e tamanhos das fontes, bem como as cores de fundo de tela foram testados por voluntários com baixa visão decorrente de diferentes patologias. Foi utilizado o recurso de áudio nos textos e nas legendas das fotos para facilitar o acesso de pessoas cegas ao conteúdo. Há espaço para divulgação de notícias, de filmes e de séries com audiodescrição, de eventos e de cursos para a formação continuada docente em Educação Inclusiva. A página eletrônica procurou sistematizar e disponibilizar os diferentes conteúdos pesquisados e elaborados durante o desenvolvimento do projeto para contribuir para a formação de licenciandos e para a atualização de professores.
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