A educação e seus desafios contemporâneos: o contexto educacional no norte de Mato Grosso, através da implementação da alternância pedagógica no campo

Autores/as

Palabras clave:

Professores, protagonismo, Educação do campo, Agroecologia

Resumen

Evoluir é fundamental e grande parte da nossa evolução é possibilitada pela aquisição de conhecimentos. Diante da perspectiva em possibilitar o conhecimento formal integrado a agroecologia para os ingressantes do ensino médio. Professores da cidade de Terra Nova do Norte, localizada cerca de 629 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, na Amazônia legal, fundaram a escola agrícola Terra Nova.  O objetivo da instituição é ofertar uma proposta inovadora e comprometida com o fortalecimento da produção sustentável em um estado, cuja base econômica está centrada na monocultura e no uso indiscriminado da natureza. Este artigo, tem por objetivo analisar as condições estruturais e pedagógicas da instituição, reconhecendo práticas agroecológicas no contexto da educação do campo em uma área onde grande parte da atenção e investimentos públicos e privados se concentram no agronegócio. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, reconhecendo e adquirindo todas as informações necessárias sobre o processo de estruturação da instituição, bem como o comportamento e os objetivos dos alunos ao realizarem o processo seletivo. O contato com os alunos e educadores, aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas, onde eles relataram a vivência na instituição e as contribuições das práticas agroecológicas e pedagógicas para sua formação humana. A escola agrícola Terra Nova, localizada no Município de Terra Nova do Norte, fundada no ano de 2010, oferece aos alunos, ensino médio, ensino integrado ao ensino técnico em agroecologia com duração de quatro anos. Em regime de alternância e semi-internato, uma proposta curricular inovadora é desafiadora aos anseios educacionais na atualidade, pois ao término do quarto ano, o aluno, conclui sua formação básica e técnica, possibilitando continuidade na área ou em outras áreas do conhecimento no ensino superior e principalmente transmitindo os saberes adquiridos no decorrer dos quatro anos a sociedade. Seu corpo docente e demais profissionais da instituição, são verdadeiros pilares na concretização da proposta. Como grande parte dos projetos e propostas pedagógicas em vigência no Brasil, a escola de Terra Nova, apresenta deficiências, principalmente de restruturação do seu espaço físico e reconhecimento por parte do poder público das suas particularidades pedagógicas. É fundamental um olhar diferenciado a todas as escolas do campo, em consideração as singularidades geográficas e culturais destes espaços. O envolvimento dos alunos, familiares e principalmente dos educadores se caracterizam como alicerces para a garantia do projeto. Disciplina, comportamento e perspectiva de vida, são mecanismos da instituição, além é claro da proposta base em fortalecer os conhecimentos teóricos e técnicos do processo produtivo e sustentável.

 

 

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

da Silva, J., & Carmem Rossetto, O. . (2024). A educação e seus desafios contemporâneos: o contexto educacional no norte de Mato Grosso, através da implementação da alternância pedagógica no campo. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–23. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17363

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas