Paisagem como conceito estruturador para o ensino dos componentes físico-naturais

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de geografia, Componentes físico-naturais, Paisagem geográfica

Resumen

A presente investigação tem a intenção de contribuir com as discussões da temática do ensino de geografia, com foco nos componentes físico-naturais, considerando o potencial da paisagem geográfica de fornecer uma leitura integrada do espaço, de forma que esta investigação tem como objetivo analisar a potencialidade da paisagem enquanto conceito estruturador para o ensino dos componentes físico-naturais na geografia escolar. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa em educação, pautada na pesquisa participante, e apresenta como principal técnica metodológica as entrevistas, que foram realizadas de forma remota, junto aos professores de geografia selecionados. Os sistemas conceituais, técnica associada para verificar a concepção dos professores acerca do conceito de paisagem, também foi uma técnica de muita relevância no processo, visto que permite que seja possível compreender as associações realizadas pelo sujeito acerca de determinado tema ou assunto. O percurso didático de Cavalcanti (2019) também foi considerado no processo de construção da investigação por meio da proposição de atividades colaborativas realizadas pelos professores participantes.

Publicado

2024-07-15

Cómo citar

da Cruz Faria, S., & Olivia Alves, A. (2024). Paisagem como conceito estruturador para o ensino dos componentes físico-naturais. Revista Geoaraguaia, 14(1), 1–20. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16581