Modificações no uso e ocupação do solo e caracterização fisiográfica da sub-bacia hidrográfica do canal das Tintas, Paulista/PE

Autores/as

Palabras clave:

Expansão Imobiliária, Impactos ambientais, Parâmetros morfométricos, Dinâmica hidrogeomorfológica

Resumen

O município de Paulista, que faz parte da Região Metropolitana do Recife, vem passando por diversas alterações nos seus aspectos ambientais. A expansão urbana desse município ocorreu, em grande parte, de forma desordenada e afetou a dinâmica de suas bacias hidrográficas. Este trabalho tem como escopo analisar as mudanças decorrentes desse crescimento urbano sobre a sub-bacia do Canal das Tintas – afluente da margem direita do Rio Paratibe, principal rio do município. A região da sub-bacia do Canal das Tintas vem sofrendo diversos impactos nas últimas décadas, devido, principalmente, à expansão do centro comercial e dos condomínios residenciais, os quais abrangem localidades do município de Paulista como, os bairros do Centro, Nobre, Jaguaribe, Jardim Paulista Baixo e Artur Lundgren I. Enchentes e alagamentos se tornaram frequentes nos últimos anos, e se faz necessário entender as causas da recorrência desses fenômenos. Para isso, foram analisados parâmetros morfométricos para obtenção de informações a respeito da dinâmica hidrogeomorfológica do Canal, assim como foi realizada uma análise sobre modificações de uso e ocupação da terra durante um espaço temporal de três décadas, a qual também contribui na compreensão dos impactos antrópicos sobre a dinâmica fluvial da bacia. A partir das análises morfométricas, constatou-se que a sub-bacia não é susceptível a alagamentos/enchentes, sendo este resultado do uso e ocupação do solo desenfreados em décadas passadas e intensificadas recentemente pela expansão imobiliária.

Biografía del autor/a

Amaury Gouveia Pessoa Neto, Universidade de Pernambuco

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) e em Gestão de Projetos e Obras pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, Engenheiro Civil pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Técnico em Edificações pela Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Atualmente trabalha na Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, atuando na área de Geociências e Planejamento Urbano e Ambiental, com ênfase no Cadastro Técnico Multifinalitário. Cumpriu Estágio de Docência nas turmas de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE) através da disciplina Hidrologia Aplicada. Também tem experiência nas áreas de projeto, orçamento e fiscalização de obras públicas. Detém conhecimento nas plataformas CAD e GIS e no Pacote Office.

Larissa de Sá Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pela FAFIRE. Atualmente é mestranda no Programa de Pós- Graduação em Geografia (PPGEO-UFPE) e Analista de Projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste - CEPAN, atuando na área ambiental.

José Danilo da Conceição Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Estudos do Quaternário Brasileiro-GEQUA. Atualmente trabalha com as seguintes temáticas: Geomorfologia; Geomorfologia Fluvial; Geoprocessamento e Geocronologia.

Antonio Carlos da Paz Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

É Licenciado (2008), Bacharel (2015), Mestre (2013), doutorando em Geografia pela UFPE/PPGEO. Atua como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Professor EBTT) no Instituto Federal da Paraíba. É integrante do ANTROPOGEO (Grupo de Pesquisa em Antropogeomorfologia), atuando na área da geomorfologia urbana, com ênfase em morfogênese e morfodinâmica das Cabeceiras de Drenagens. 

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Pessoa Neto, A. G., Menezes, L. de S., Santos, J. D. da C., & Rocha, A. C. da P. (2023). Modificações no uso e ocupação do solo e caracterização fisiográfica da sub-bacia hidrográfica do canal das Tintas, Paulista/PE. Revista Geoaraguaia, 13(2), 1–25. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16517