O Rural e o Urbano, Um Estudo Sobre a Transformação Socioespacial do Assentamento Rural Cinturão Verde - Pedra 90 - Cuiabá-MT

Autores/as

  • Sther Varesse sther.varrese@hotmail.com
    universidade federal de Mato Grosso
  • Giseli Dalla Nora giseli.nora@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT http://orcid.org/0000-0002-8890-7832

Palabras clave:

Urbanização, Assentamento, Transformação, Socioespacial.

Resumen

Esta pesquisa se propôs estudar o Assentamento Rural Cinturão Verde - Pedra 90, localizado próximo ao perímetro urbano da cidade de Cuiabá-MT, na qual enfrenta uma realidade contraditória ao seu uso e ocupação. A princípio, o assentamento fora concebido pelo poder público para o assentamento de famílias visando promover a agricultura familiar e hoje enfrenta a concorrência da especulação de terras e vendas de lotes. Em muitos casos, os terrenos estão sendo destinados para a construção de loteamentos residenciais, fugindo da finalidade da agricultura familiar. A partir desta premissa, buscou-se como objetivo geral o estudo sobre a transformação socioespacial do assentamento. E como objetivos específicos, identificar o surgimento de construções de moradias em áreas destinadas para a agricultura familiar; bem como a construção de loteamentos residenciais e loteamentos irregulares que surgiram na localidade; e também conhecer o modo de vida das famílias que habitam no assentamento. Para obter tais resultados foi utilizado o método qualitativo, buscando através de imagens de satélite, fotografias e entrevistas, compreender a dinâmica destas transformações espaciais que estão ocorrendo na localidade. 

Biografía del autor/a

Sther Varesse, universidade federal de Mato Grosso

Graduanda em Geografia bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em meio ambeinte, planejamento regional e turismo, biogeografia e ensino de geografia

Citas

AQUINO, Adejá. Habitação popular: A penúria da moradia na periferia urbana (Notas sobre regularização fundiária). Cuiabá: EdUFMT, 2009.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço e indústria. 7. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. 8. ed. São Paulo, Contexto, 2008.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

COLOGNESE, Silvio Antonio; MÉLO, José Luiz Bica de. A técnica de Entrevista na

Pesquisa Social. Cadernos de Sociologia, Porto Alegue, v. 9, p. 143-159, 1998.

COSTA, Moisés Meira; BENITES, Miguel Gimenez. Realismo na fotografia: um ensaio sobre o estudo da linguagem fotográfica para o ensino de geografia. Geografia em atos, 2009, p. 455.

FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira; FERREIRA, Enéas Rende. Estudos agrários: conceitos e prática. Rio Claro: IGCE/UNESP - Pós-Graduação em Geografia, 2009.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIRARDI, Eduardo Paulon. O rural e o urbano: é possível uma tipologia? Presidente Prudente: Edição do autor, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil. Brasília: IBGE, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Mapas IBGE, s/d. Disponível em: <https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa627>. Acesso em: jun. de 2018.

INSTITUTO DE TERRAS DE MATO GROSSO, INTERMAT. Regulação Fundiária, s/d. Disponível em: <http://www.intermat.mt.gov.br/regularizacao-fundiaria1>. Acesso em: 24 de jul. 2017.

MATO GROSSO, Secretaria de estudo de desenvolvimento rural agrícola familiar. Norma de serviço n. 001/2012. Regularização de assentamentos. Cuiabá-MT, Instituto de Terra de Mato Grosso. Diretoria Agrária, 29 de junho de 2012.

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários. Plano Estadual da Agricultura Familiar. Cuiabá: SEAF-MT, 2017.

ROMANCINI, Sônia Regina. Novas territorialidades urbanas em Cuiabá. Moradia e Segregação Socioespacial no Bairro Pedra 90. Cuiabá: EDUFMT/FAPEMAT, 2008, p.175.

TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes; RICIERI, Marilucia; FREGONEZE, Gislene Bartolomei; BOTELHO, Joacy M. Metodologia Científica. Londrina: Ed. Educacional S.A, 2014. 184p.

VOLOCHKO, Danilo. Da extensão do campo à centralização do urbano: elementos para o debate da produção do espaço em Mato Grosso. RNGE – Revista Mato-Grossense de Geografia, Cuiabá, n. 16, p. 18-38, 2013.

Publicado

2021-06-25

Cómo citar

Varesse, S., & Nora, G. D. (2021). O Rural e o Urbano, Um Estudo Sobre a Transformação Socioespacial do Assentamento Rural Cinturão Verde - Pedra 90 - Cuiabá-MT. Revista Geoaraguaia, 11(1). Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/152-174

Número

Sección

Artigos