Entre Epistemologia e Pedagogia Universitária: Reflexões Sobre a Formação de Professores de Geografia
Palabras clave:
Formação docente, Pedagogia Universitária, Epistemologia da GeografiaResumen
O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica acerca da pedagogia universitária e suas relações com concepções epistemológicas da Geografia. É de suma importância pesquisar, compreender e discutir a formação daqueles que irão contribuir com a construção das bases do conhecimento formal da sociedade. Isso significa que o debate acerca da formação inicial de professores desemboca na educação escolar, tendo aí sua relevância: aprofundar investigações sobre o processo formativo dos futuros docentes é pensar nos desafios e possibilidades da educação básica, refletindo os objetivos para com a educação e a sociedade que se almeja construir. O enfoque de pesquisa para os professores formadores advém dessa premissa, e busca contribuir para discussões no âmbito de pedagogia universitária e concepções epistemológicas da ciência no curso de formação de professores em Geografia
Citas
CALLAI, H. C. A formação do profissional de Geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
CASTELLAR, S. M. V.; JULIASZ, P. C. S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edicação Especial, 2017. (p. 160-178).
CAVALCANTI, L. S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. S. Formação de Professores: Concepções e Práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006. (p. 27-50).
GOMES, P. C. C. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
KAERCHER, N. A. A geografia escolar na prática docente: a utopia e os obstáculos epistemológicos da geografia crítica. 364p.Tese (Doutorado em Geografia Humana) FFLCH, USP, São Paulo, 2004.
KAERCHER, N. A.; BOHRER, M. Docencio, logo existo. Crenças que movem o professor formador de professores: que diferença podemos fazer em nossos alunos? Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, jan/jun. 2020. (p. 323-344).
LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, jun. 2015. (p. 629-650).
MENEZES, V. S. Geografia escolar: as concepções teóricas e epistemologia da prática do professor de Geografia. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, UFRGS, 2016.
MOREIRA, Ruy. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino da Geografia. In: MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço. São Paulo: Contexto, 2008. (p. 105-118).
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência: In: PIMENTA, S. G. (org) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. (p. 15-34).
PINHEIRO, A. C. Dilemas da Formação do Professor de Geografia no Ensino Superior. In: CAVALCANTI, L. S. Formação de Professores: Concepções e Práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006. (p. 91-108).
SANTOS, F. K. S. O professor de geografia do ensino superior e a docência: Um campo de múltiplos saberes e racionalidades. Geousp - Espaço e Tempo (Online), v. 20, n. 1, 2016. (p. 142-159).
SOARES, S; R. Pedagogia Universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (Orgs). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.