Ensino de Geotecnologias no Curso de Geografia: Uma Experiência a Partir da Universidade do Estado do Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em geografia, Geotecnologias, Enisno, Amazonas

Resumo

A popularização das geotecnologias no ensino de geografia ocorreu com a diversificação dos dados de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, e sua disponibilização gratuita para computadores e celulares. O presente artigo relata a experiência evidenciada pelas disciplinas ofertadas de geotecnologias no curso de graduação em geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Manaus e cidades do interior no período de 2013 a 2020. Foram identificadas diversas potencialidades com a instalação da sala de geotecnologias em Manaus, como o uso de diversos softwares nas disciplinas. Essa não é a realidade dos municípios do interior do Amazonas, em sua quase totalidade, onde há-se dificuldades por questões técnicas como a falta de computadores, manutenção e baixa qualidade da internet. Nesse caso, foi necessário repensar as estratégias para atingir os objetivos da disciplina. Contudo a importância das geotecnologias vem sendo reconhecida com o uso maior em trabalhos acadêmicos e na utilização em escolas pelos estagiários e egressos.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Wachholz, F., Soares Colares, I. ., & de Oliveira Flores da Silva, V. H. (2021). Ensino de Geotecnologias no Curso de Geografia: Uma Experiência a Partir da Universidade do Estado do Amazonas. Revista Geoaraguaia, 11(Especial), 187–201. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/12295