Abordagem da prática na construção dos perfis dos solos: utilização de terrários como recurso didático

Autores/as

Palabras clave:

Materiais didáticos, Terrários, Ensino aprendizagem

Resumen

A presente pesquisa pretendeu demonstrar a interação dos estudantes em atividades práticas de maneira individual e coletiva, por meio da construção de terrários, representando o perfil de solos, em que simulam ecossistemas em tamanho reduzido, para poderem observar, comparar e compreender a formação dos solos. A metodologia se deu por meio, de abordagens, qualitativa com revisão bibliográfica e o método Freinet, com atenção individual no trabalho coletivo, e construção do material didático. Como resultado, foi possível notar que a conexão do conteúdo com a prática social do aluno, produziu uma alternativa diferenciada para o ensino de solos, permitindo autonomia dos alunos na produção de conhecimento do ensino aprendizagem no ensino de solos. Sendo assim, o educando ocupa uma posição central, o educador percebe seu potencial, como um ser que atua no processo de aprendizagem, sujeito que pensa, age, constrói e reconstrói seu conhecimento.

Biografía del autor/a

  • Márcia Cristina da Cunha, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Márcia Cristina da Cunha
    Professora Doutora Adjunto A, Unidade Acadêmica de Estudos
    Geográficos, Universidade Federal de Jataí-UFJ
    Rodovia BR-364, km 195, n° 3800, Campus Jatobá-Cidade Universitária. CEP:
    75801-615, Jataí, Goiás, Brasil.
    E-mail: marcia1cunha@ufj.edu.br Orcid: 0000-0002-2307-7858

  • Wallas Freitas Ribeiro, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Graduando em Geografia pela a Universidade Federal de Jataí – UFJ.

Publicado

2025-12-19

Cómo citar

Abordagem da prática na construção dos perfis dos solos: utilização de terrários como recurso didático. (2025). Revista Geoaraguaia, 15(2), 1-24. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17633