A percepção do conceito de escala geográfica por professores de geografia da educação básica

Autores

Palavras-chave:

Escala geográfica, Formação de professores, Conhecimento do conteúdo

Resumo

A escala geográfica assim como: espaço, paisagem, território e outros conceitos da geografia são necessários para compreender a dinâmica socioespacial e também para auxiliar na mediação dos temas e conteúdos da geografia escolar. A escala geográfica diz respeito à dimensão da análise dos fenômenos e processos geográficos e é fundamental para a interpretação e/ou compreensão destes. Por isso, é um dos conceitos mais importantes para o ensino de geografia. Isto posto, questiona-se como este conceito tem sido compreendido pelos(as) professores(as) de Geografia da educação básica? e, como tem sido apropriado por eles na abordagem dos conteúdos curriculares. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujo objetivo é fundamentar uma investigação mais ampla sobre os conceitos geográficos e a prática profissional do professor. Nesta, aplicou-se uma enquete digital com 15 professores(as) da educação básica, os(as) quais foram convidados(as) a participarem da pesquisa. Os resultados foram sistematizados e codificados por meio do software MAXQDA. E, por meio da Análise de conteúdo (Bardin, 1977) estabeleceu-se algumas categorias para reflexão, com base nas respostas dos docentes, são elas: erro conceitual, quando apresenta equívocos; parcialidade na compreensão, quando a explicação não demonstra total clareza do conceito e sentido, quando há correspondência entre a concepção e sua aplicação no ensino. Todas elas identificadas nas informações obtidas junto aos professores.

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

A percepção do conceito de escala geográfica por professores de geografia da educação básica . (2025). Revista Geoaraguaia, 15(1), 1-14. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17603