A CARTOGRÁFIA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA REFLEXIVA NA TURMA DO 6° ANO “A” e “B” DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA AUTA VIDAL
Keywords:
Cartografia, Estágio Supervisionado, Ensino Fundamental.Abstract
Este artigo é um relato de experiência docente ligado ao Estágio Supervisionado de Geografia, realizado nas séries dos 6° ano “A” e “B” no ensino fundamental na Escola Municipal Professora Auta Vidal, tendo como objetivo proporcionar aos alunos a mitigação das dificuldades em relação aos conteúdos de Cartografia básica, tendo como base a identificação e interpretação dos mapas. As metodologias adotadas para a realização da pesquisa de início foi uma análise bibliográfica de autores que abordam sobre mapas, já na execução da pesquisa-ação durante o Estágio Supervisionado foram adotadas aulas expositivas e dialogadas, com auxílio de slides e imagens; visando apresentar aos alunos a evolução, a caracterização, a importância e a interpretação dos mapas. Sendo que de forma a obter uma consolidação dos conteúdos foi aplicado atividades bem dinâmicas uma individual em que os alunos criaram um mapa e outra em um único grupo em que os alunos aprenderam a fazer uma bússola, em cada turma dos 6° anos “A” e “B”. Por fim, foi aplicado uma atividade avaliativa individual sem consulta contendo quatro questões objetivas e discursivas sobre os conteúdos ensinados. Após o término da pesquisa conclui-se que as mitigações das dificuldades dos alunos foram de maneira significativa sanadas, porém pequena parte de ambas as turmas ainda apresentam algumas dificuldades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.