O acesso dos alunos da rede estadual de Paranatinga (MT) ao ensino remoto diante da pandemia do covid-19: a utilização do KoboToolBox para coleta e gerenciamento de dados em pesquisas

Authors

Keywords:

ensino remoto, kobo toolbox, Paranatainga-MT

Abstract

Remote education, the only possibility found in the face of the crisis caused by the Covid-19 pandemic, reveals the inequality that exists between students from the same school system, in this case the state network of Mato Grosso in the municipality of Paranatinga, with a number close to 40 % of students in this network are unable to access online platforms that allow them to interact with their teachers and colleagues, a process of paramount importance for learning. With the use of KoboToobox and KoboCollect, it was possible to prepare the form, collect and manage the data, which allowed us to present a portrait of the service provided to students in the state network of Mato Grosso in the three schools of Paranatinga, in a very practical and efficient.

 

Author Biographies

Evandro César Clemente, Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Márcio Rodrigues da Silva, Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado em Geografia pelo IESA/UFG.

References

CAVALCANTI, L.S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005

FILHO, A. L. F.; ANTUNES, C. da F.; COUTO, M. A. C. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 16-31, maio 2020

KoBoToolbox. Disponível em: <https://www.KoBoToolbox.org/>. Acesso em: 10 out. 2020.

MOTA JUNIOR. C. R.; CUNHA, J. M. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta em pesquisas acadêmicas: análise do software KoBoToolbox. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, n. 9, pág. 13–21, 2017.

ROLDÃO, M C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007 pág. 94-103

SANTANA FILHO, M. M. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia Covid-19. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio 2020

SILVA, S. S.; SILVA, M. R. Utilização do Kobotoolbox como ferramenta de otimização da coleta e tabulação de dados em pesquisas científicas. Revista Geoambiente, Jataí-GO | n 36 | Jan-Abr/2020 pág.122-140

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, A. R.; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de: Maria da Pena Villalobos. - 11a edição - São Paulo: ícone, 2010.

Published

2022-12-12

How to Cite

Ferreira dos Santos Neto, B., César Clemente, E., & Rodrigues da Silva, M. (2022). O acesso dos alunos da rede estadual de Paranatinga (MT) ao ensino remoto diante da pandemia do covid-19: a utilização do KoboToolBox para coleta e gerenciamento de dados em pesquisas. Revista Geoaraguaia, 12(2), 204–223. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/14124