Especialização produtiva do agronegócio canavieiro em Quirinópolis (GO)

Autores

  • Júlia Stoppa Fonseca dos Reis julia.reis@discente.ufg.br
    Universidade Federal de Goiás
  • Matheus Eduardo Souza Teixeira matheusteixeira2@ufg.br
    Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0002-5636-8205

Palavras-chave:

Agronegócio canavieiro, Especialização produtiva, Território

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de especialização territorial produtiva do município de Quirinópolis (GO), ocasionado pelo agronegócio canavieiro no século XXI. Ressalta-se que uma nova dinâmica se estabelece nesse setor a partir dos anos 2000, com fatores como o financiamento do BNDES, a introdução da tecnologia flex fuel, a criação do Plano Nacional de Agroenergia, as influências do Protocolo de Kyoto e o crescimento geral da produção de commodities no Brasil. Esses processos incentivaram a expansão da produção de cana-de-açúcar e a reorganização territorial no Sul Goiano, transformando Quirinópolis em um importante centro da dinâmica canavieira. Para tanto, a pesquisa, com base em levantamento bibliográfico, coleta de dados secundários e trabalho de campo, investiga as implicações das atividades canavieiras para o município. Conclui-se que há uma especialização territorial produtiva, evidenciada pela concentração de atividades, que representam 37% dos empregos locais, além de uma crescente dependência econômica do setor.

Biografia do Autor

  • Matheus Eduardo Souza Teixeira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na linha de pesquisa "Dinâmicas Territoriais".  Professor do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador do TRAPPU/LABOTER/UFG.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Especialização produtiva do agronegócio canavieiro em Quirinópolis (GO). (2025). Revista Geoaraguaia, 15(1), 1-23. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/19677