O RELEVO PARA SE PENSAR GEOGRAFICAMENTE NA ESCOLA BÁSICA: a importância do diálogo entre as escalas, e o seu exercício ao longo da Depressão Cuiabana.

Autores

  • Cleyton Normando da Fonseca cleytongeo10@gmail.com

Palavras-chave:

Relevo, Escala, Geografia escolar, Ensino, Depressão cuiabana.

Resumo

O presente artigo concebe o relevo como uma temática físico-natural que guarda um potencial de significados extremamente propositivos e que o integrando a outros conceitos da ciência geográfica, linguagens adequadas e uma metodologia participativa, dentro da realidade do aluno, pode ser um caminho relevante para a construção de conhecimentos geográficos. A leitura de mundo, mediada pelo professor a partir dos espaços locais, sem perder a conexão com outros espaços mais distantes, mas associando-os para construir uma visão do todo, faz pensar na Geografia escolar como uma disciplina capaz de permitir aos alunos enxergar que o seu lugar se integra ao mundo, está a ele conectado. Os estudantes precisam ter em mente, as dimensões dos fenômenos em toda a sua complexidade, para que possam compreender os limites, a amplitude, e sobretudo as relações e processos que se estabelecem na ocupação do espaço. Assim, o conceito de escala na Geografia escolar é primordial para o reconhecimento dessas e de muitas outras dinâmicas que se conjugam na superfície terrestre, e deve ser conteúdo que se reserve atenção especial por parte do docente da escola básica. Dessa forma, por meio do conteúdo relevo nos permitimos estabelecer um diálogo entre a escala cartográfica e geográfica, para que as “dimensões” macro e micro construam o todo e possam gerar a partir do ensino, aprendizagem significativa. Para tal, desenvolvemos a aplicabilidade desse exercício tendo como espaço local a Depressão Cuiabana, no Estado de Mato Grosso.

Referências

ASCENÇÃO, V. O. R. Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental. Tese (doutorado), Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, 2009.

ASCENÇÃO, V. O. R.; VALADÃO, R. C. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. In: Anais do XIII Colóquio Internacional de Geocrítica – El control del espacio y los espacios de control. Barcelona: Espanha, 2014.

ASCENÇÃO, V. O. R.; VALADÃO, R. C. Tendências Contemporâneas na Aplicação do Conhecimento Geomorfológico na Educação Básica: a Escala sob Perspectiva. Espaço Aberto, PPGG - UFRJ, v. 6, n.1, 2016.

BARROS, J. D. História, Espaço, Geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2017.

BERTOLINI W.Z.; CARVALHO V. L. M. A Abordagem da escala espacial no ensino-aprendizagem do relevo pela geografia. Terra e Didática,6(2):58-66<http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>2010.

BERTOLINI, W. Z. O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia. Dissertação (Mestrado), Minas Gerais – Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

CALLAI, H. C. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Universidade de Coimbra: Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Coimbra, 2004.

CALLAI, H.C. O município: uma abordagem geográfica. In: CAVALCANTI, L. S. (org.) Temas da Geografia na escola básica - Campinas, SP: Papirus, 2013.

CALLAI, H.C. Temas e conteúdos no Ensino de Geografia. In: RABELO, K. S. P. BUENO, Miriam Aparecida. Currículo políticas públicas e ensino de Geografia - Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2015.

CASTRO, I. E. Análise geográfica e o problema epistemológico da escala. Anuário do Instituto de Geociências, v. 15, p. 21-25, 1992.

CASTRO, J. R. B.; O ensino de Geografia nos estágios de regência e a leitura/análise de temáticas e questões da atualidade sob a ótica das escalas geográficas. Ateliê Geográfico UFG, Goiânia, GO, v. 9, n. 1, 2015.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, MG, 2010.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus Editora, 2013.

FERREIRA, L.R.O estudo do relevo: operacionalização de processos, conceitos e interpretações do vivido. Dissertação (Mestrado), Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, 2016.

FLORENZANO, T. G. (Org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

GIROTTO, E. D. Ensino de Geografia e Raciocínio Geográfico: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, SP, v 5, n 09, 2015.

GUERRA, A. T. Dicionário geológico-geomorfológico. 8ª ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Geográfica Brasileira-IBGE, 1993.

JATOBÁ, L.; LINS, R. C. Introdução à Geomorfologia. Edições Bagaço Ltda, Recife/PE, 2013.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Área de ciências humanas: Educação Básica. Cuiabá, Mato Grosso, Gráfica Print, 2012.

MELAZZO, E. S.; CASTRO, C. A. A escala geográfica: noção, conceito ou teoria? Terra Livre, Presidente Prudente, SP, v. 2, n. 29, 2007.

NETTO, A. L. C. Hidrologia de Encosta na Interface com a Geomorfologia. In: GUERRA, Antonio J. T. CUNHA, S. B. Geomorfologia: Uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

OLIVEIRA, A. M. S. Tectógeno: registros da ação geológica do homem. In: SOUZA, C. R. G. (org.). Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos Editora, 2005.

OLIVEIRA, A. O. S. A.; NUNES, J. O. R. Contextos e significados do relevo para o ensino de geomorfologia. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente – São Paulo, nº31, vol.1, 2009.

OLIVEIRA, R. F. C. A. Quais conceitos de escala pretendemos ensinar no ensino médio? Uma problematização a partir de suas definições nos livros didáticos de Geografia. In: X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre. Anais do X ENPEG, 2009.

ROSS, J. L. S. O registro cartográfico dos fatos geomórficos e a questão da taxonomia do relevo. Revista do Departamento de Geografia. São Paulo, 1992.

ROSS, J. S. Suporte da Geomorfologia Aplicada: Os Táxons e a Cartografia do Relevo. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia, IX, São Luís - MA, Anais. São Luís, 2002.

SANTOS, M. C. F; AMORIM, R. R.; PIRES, C. M. R.; LACERDA, A. F.; ARAÚJO I. C. B. A geomorfologia das vertentes na educação básica: propostas metodológicas e análises das formas de abordagem. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia/ Regional Conference on Geomorphology, Goiânia - GO, Anais, 2006.

SILVA, T. A.; FERREIRA, M. F. M. Análise dos processos erosivos lineares – ravinas e voçorocas entre os municípios de Nazareno e São João Del Rei - MG. In: I Simpósio Mineiro de Geografia. Alfenas - MG, 2014.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Pesquisa de campo em geografia. Geographia, v. 4, n. 7, p. 64-68, 2002.

SUERTEGARAY, D. M. A. Tempos Longos... Tempos Curtos... na análise da natureza. Vitória - ES: Revista Geografares, n. 3, jun. 2002.

SUERTEGARAY, D. M. A.(org.); ROSSATO, M. S.; BELLANCA, E. T.; FACHINELO, A.; CÂNDIDO, L. A.; SILVA, C. R. Terra: feições ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Fonseca, C. N. da. (2019). O RELEVO PARA SE PENSAR GEOGRAFICAMENTE NA ESCOLA BÁSICA: a importância do diálogo entre as escalas, e o seu exercício ao longo da Depressão Cuiabana. Revista Geoaraguaia, 9(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/8452

Edição

Seção

Artigos