Repensando o Urbano nas Pequenas Cidades: Uma Reflexão Sobre a Reestruturação Produtiva nos Municípios Paraibanos de Sumé, Cabeceiras e Boa Vista

Autores

Palavras-chave:

Pequenas cidades, Reestruturação produtiva, (Re)produção do urbano, Rede de cooperação, Função regional.

Resumo

As pequenas cidades do Nordeste brasileiro, se constituem como um objeto de estudos, relativamente, desconhecido, apesar ter sido alvo de alguns estudos no campo da geografia. Estas cidades se caracterizam historicamente pela “fragilidade” econômica e, paradoxalmente, pela importância local/regional, através dos fluxos comerciais, como as feiras-livres, mascates e viajantes, sendo o local de recepção das inovações. No caso dos municípios de Boa Vista, Cabaceiras e Sumé, localizadas no interior paraibano, estas transformações com espacialidades e temporalidades distintas, decorrentes do atual processo de reestruturação produtiva, iniciado nas décadas finais do século XX, formaram um arranjo espacial de economias heterogêneas direcionados pelas influências globais. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compreender o conteúdo destas mutações espaciais nas pequenas cidades supracitadas, identificando a reinvenção de seus papéis e refletindo sobre nova configuração dos fluxos comerciais e informacionais. Para tanto, a metodologia contou com a análise de bibliografias em diálogo com a análises de dados disponíveis em plataformas virtuais como IBGE, Atlas do IDHM e Observatório das Metrópoles, referentes a economia, demografia e qualidade de vida destes municípios. Desse modo, busca-se contribuir para discussão sobre a inserção da pequena cidade nas redes de sustentação da dinâmica capitalista

Biografia do Autor

Gustavo dos Santos Costa, Docente, Área de Ciências Humanas, ECITE José Gonçalves de Queiroz, Secretária da educação e de Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UAG/CH), atualmente é bolsista PIBIC/CNPq, membro do Grupo de Pesquisa sobre Comércio e Consumo no Nordeste e do Laboratório de Estudos sobre Política, Território e Cultura. Tem experiências na área de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do espaço urbano e regional, comércio, consumo, feiras livres e pequenas cidades.

Lincoln da Silva Diniz, Docente, Departamento de Geografia, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000). É Mestre (2004) e Doutor (2012) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto III T-40 DE no Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Campina Grande. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Comércio e Consumo no Nordeste e do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional - NDER. É membro da Rede Brasileira de estudos sobre Comércio e Consumo - ReBECCa. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais sobre Campina Grande. Tem experiência na área de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano e regional, comércio, serviços, consumo e feiras livres.

Referências

BARBOSA, Ana Dayanne Silva. DINIZ, Lincoln da Silva. Feira de Aroeiras: Comércio, Consumo e Dinâmica Socioespacial Atual. Disponível em: https://drive.google. com/file/d/0BwztjtiJedZmVkM1bkdrLWhxd3c/view. Acessado no dia 30 de Fevereiro de 2018.

BENKO, Georges. ECONOMIA, ESPAÇO E GLOBALIZAÇÃO: na aurora do século XXI. São Paulo: HUCITEC, 1999.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Seria o Brasil “menos urbano do que se calcula”. In: GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, N. 13, p. 179-187, 2003.

CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES; P. C. C.; CORRÊA, R. l. Geografia: conceitos e temas. 2ºed. Rio de Janeiro: BERTRAND, 2000.

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

________, Roberto Lobato. Interações Espaciais. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: BERTRAND, 1997.

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A produção de Bentonita em Boa Vista e suas redes de comercialização: um exemplo de ficos e fluxos geográficos do período histórico atual. Dissertação (Mestrado em Geografia), UFPB/CFCH/DCG. Recife-PE, 2010.

HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. São Paulo: HUCITEC, 1980

________, David. A produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

______. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEITE, Gustavo Villarim de Farias. Expansão do Ensino Superior como estratégia de desenvolvimento local: um olhar sobre os efeitos socioeconômicos da instalação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Sumé-PB. Dissertação (mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior), UFPB/CE/MPPGAV, João Pessoa, 2018.

MAIA, Doralice Sátyro. Cidades Média e Pequenas do Nordeste: conferência de abertura. In: LOPES, D. M. F.; HENRIQUE,W. Médias e Pequenas: Teorias, Conceitos e Estudos de Caso. Salvador: SEI, 2010.

MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia Histórica do Brasil: Capitalismo, território e periferia. São Paulo: Ed. Annablume, 2011.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Os circuitos espaciais da produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de cooperação no espaço. In: DANTAS, Aldo; ARROYO, Mónica & CATAIA, Márcio. Dos circuitos espaciais da economia urbana aos circuitos espaciais de produção: um diálogo com a teoria de Milton Santos. Natal: Sebo vermelho, 2017.

MOREIRA, Emilia; TARGINO, Ivan. Capítulos de Geografia Agrária da Paraíba. JoãoPessoa: Universitária, 1997.

MOREIRA, Ruy. A Geografia serve para desvendar máscaras. In: ______, Ruy (Org.). Geografia: teoria e crítica – O saber posto em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982.

OLIVEIRA, Petrúcio Clécio Alves de; SILVA, Anieres Barbosa da. Instrumentos Políticos de Uso e Organização do Território: A Experiência do Pacto Novo Cariri. In: Silva, A. B.; Pessoa, G. H. E.; Galvão, J. C. Paraíba: pluralidade e representações geográficas. Campina Grande: EDUFCG, 2017.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. BRASIL: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: RECORD, 2001.

SANTOS, Milton. A Cidade Como Centro da Região: Definições e método de avaliação da centralidade. Salvador: Progresso, 1959.

________, Milton. Desenvolvimento econômico e urbanização em países

subdesenvolvidos: os dois sistemas de fluxos da economia urbana e suas implicações espaciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 53, 1977.

________, Milton. Espaço e Sociedade. Petropólis: Vozes, 1979.

________, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993.

________, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

SANTOS, Antonio Flávio. A RECENTE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E O DESENVOLVIMENTO: o caso da implantação do campus da Universidade Federal de Campina Grande em Sumé – PB. Dissertação (Mestrado em Planejamento regional), UEPB/MDR, Campina Grande-PB, 2012.

SERAFIM GOMES, Maria Terezinha. O Debate Sobre a Reestruturação Produtiva no Brasil. Ra’ega (UFPR), v. 21, p. 51-77, 2011.

SILVA, Roosevelt Humberto; SILVA, Magnólia Gibson Cabral da Silva.

Turismo Cultural e desenvolvimento em Cabaceiras-PB. Revista eletrônica de turismo cultural, v. 3, n. 2, 2009.

SOARES, Beatriz Ribeiro; MELO, Nágela Aparecida. Revisando o tema da pequena cidade. In: SILVA, A. B.; GOMES, R. C. C. SILVA, V. P. Pequenas Cidades: uma abordagem geográfica. Natal: EDUFRN, 2009.

SOJA, Edward. Geografias Pós-modernas: A reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

SOUSA, Epídio Araújo de. INDICADORES E ÍNDICES SINTÉTICOS: Análise do IDH E do IBEU Em Serra Branca-PB. Monografia (Graduação em Geografia), UFCG/CH/UAG, Campina Grande-PB, 2017.

SOUZA, Marcelo Lopes de Souza. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

_______, Marcelo Lopes de Souza. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: BERTRAND BRASIL, 2016.

VEIGA, José Eli da. Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Editores Associados, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Costa, G. dos S., & Diniz, L. da S. (2022). Repensando o Urbano nas Pequenas Cidades: Uma Reflexão Sobre a Reestruturação Produtiva nos Municípios Paraibanos de Sumé, Cabeceiras e Boa Vista. Revista Geoaraguaia, 12(2), 183–203. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/8072