ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO MENSAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA ENTRE OS ANOS DE 1982 A 2016 EM EPISÓDIOS DOS FENÔMENOS EL NIÑO E LA NIÑA
Palavras-chave:
Influência, Anomalias, Distribuição pluviométrica.Resumo
Este estudo é muito importante, pois, refere-se a anomalias na dinâmica atmosférica local e global a partir de episódios dos fenômenos El Niño e La Niña. O objetivo da presente pesquisa é investigar se há a influência desses fenômenos sobre a distribuição pluviométrica do município de Vitória da Conquista. O método utilizado com o propósito de atingir tal objetivo foi realizado através da comparação dos períodos de ocorrência dos fenômenos El Niño e La Niña através do site National Oceanic and Atmospheric Administration com os meses de precipitação do município, entre os anos de 1982 a 2016 através dos dados do Instituto Nacional de Meteorologia com o intuito de verificar possíveis anomalias na distribuição pluviométrica. Através dessa investigação foi possível perceber que tanto o fenômeno El Niño, quanto o La Niña influenciam parcialmente na distribuição das chuvas de forma a intensificar a irregularidade pluviométrica do município, ou seja, os maiores volumes de chuva se concentram em poucos meses durante o ano, promovendo longos períodos de seca e ao mesmo tempo, grandes volumes de chuva em curtos períodos de tempo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.