A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO E A ANÁLISE DA OFERTA EDUCACIONAL EM ESCOLAS NO CAMPO DE JATAÍ-GO

Autores

  • Tatiane Rodrigues de Souza ati87souza@gmail.com
  • Evandro César Clemente evandrocclemente@gmail.com

Palavras-chave:

Educação no/do campo, Percepção dos educadores, Oferta educacional.

Resumo

A educação no/do campo é uma proposta de ensino que visa promover o fortalecimento do território dos povos do campo, valorizando a cultura dos diferentes sujeitos que aí habitam, ou, seja, uma educação que se baseia nos saberes e fazeres do campo destes, uma pedagogia de direitos que cria possibilidades da relação entre o ensino escolar e das práticas do homem do campo. A pesquisa tem como objetivo apresentar a percepção dos gestores e professores da oferta educacional das escolas localizadas no campo no município de Jataí GO, resultado das discussões referentes à dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) da Regional Jataí. Para a consecução da pesquisa, foi realizado levantamentos bibliográficos acerca do tema, entrevistas semiestruturados, análise e consulta em documentos oficiais que orientam o trabalho pedagógico. Constata-se que a percepção dos educadores é pautada em uma educação urbanocêntrica, de forma que tende a suprimir uma educação no/do campo.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Souza, T. R. de, & Clemente, E. C. (2018). A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO E A ANÁLISE DA OFERTA EDUCACIONAL EM ESCOLAS NO CAMPO DE JATAÍ-GO. Revista Geoaraguaia, 8(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/7678

Edição

Seção

Artigos