O agronegócio no Sudeste Paraense e as relações de trabalho

Autores

  • Rogério Rego Miranda rogeom@gmail.com
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

agronegócio, trabalho escravo, sudeste paraense.

Resumo

Nesse texto discutiremos sobre as relações de trabalho desenvolvidas no sudeste paraense, com destaque ao trabalho escravo, o qual embora seja uma relação social de um momento histórico-geográfico anterior ao período atual é condição para a reprodução ampliada do capital nas atividades de mineração, soja e principalmente pecuária, commodities negociadas no mercado internacional.

Biografia do Autor

Rogério Rego Miranda, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto I no curso de licenciatura e bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Campus de Marabá. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestrado em Organização e Gestão do território pela Universidade Federal do Pará (2009). Doutorado em Geografia Humana pela USP. Tem experiência na área de Geografia Agrária e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas:desenvolvimento regional; políticas públicas de desenvolvimento rural; agricultura camponesa; relação urbano e rural e movimentos socioterritoriais.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Miranda, R. R. (2019). O agronegócio no Sudeste Paraense e as relações de trabalho. Revista Geoaraguaia, 9(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/7607

Edição

Seção

Artigos