TECENDO (GEO)GRAFIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PAFOR/UESPI

Autores

  • Aline Camilo Barbosa alinecamilo_barbosa@hotmail.com
    Mestre em Geografia (PPGGEO-UFPI) Professora Formadora do Pafor-UESPI/Castelo do Piauí

Palavras-chave:

Metodologia do ensino, Formação de professor, Conhecimento geográfico

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia ministrada aos professores cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica(PARFOR/UESPI). Apresentamos nesse relato a organização geral da disciplina e suas referências teóricas. O objetivo foi evidenciar alguns pontos que consideramos relevantes em relação ao desenvolvimento dessa disciplina, apontando o que foi experienciado pelos professores cursistas. A justificativa para a produção desse texto foi motivada por desejar construir um novo olhar em relação à disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, mostrando sua importância para a formação dos licenciados em Geografia. Partindo das considerações levantas acreditamos que a disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia contribuiu para uma melhor formação dos professores cursistas do PAFOR/UESPI, pois apresentou um conjunto de possibilidades que podem ser revertidas em ações práticas em salas de aula mantendo vivo nos alunos a curiosidade e a vontade de compreender a Geografia e as transformações do espaço geográfico.

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Camilo Barbosa, A. (2018). TECENDO (GEO)GRAFIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PAFOR/UESPI. Revista Geoaraguaia, 8(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/6980

Edição

Seção

Artigos