PLANEJAMENTO URBANO, ÁREAS VERDES E QUALIDADE DE VIDA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS BAIRROS TERRA FIRME E CIDADE VELHA – BELÉM/PA
Palavras-chave:
Planejamento urbano, Áreas verdes, Análise.Resumo
No contexto urbano-ambiental de uma cidade, as áreas verdes são importantes por uma série de fatores, tais como a regulação do clima urbano que influencia diretamente no conforto térmico dos indivíduos que dessas áreas se utilizam para fins lúdicos, recreativos, esportivos entre outros. Assim, o presente estudo se propõe a averiguar as áreas verdes voltadas ao lazer e recreação (praças) de dois bairros situados em planos diferentes na configuração do espaço urbano de Belém/PA, sendo o primeiro situado no Centro Histórico, o bairro Cidade Velha, e o segundo localizado em uma área periférica e bastante precária do ponto de vista socioeconômico, o bairro Terra Firme. Sendo assim, a partir do levantamentos in loco, buscou-se: identificar as áreas verdes – apenas as praças – nos respectivos bairros; analisar de forma comparativa se a distribuição de áreas verdes nos citados bairros atendendo as normas estabelecidas nos planos municipais de desenvolvimento urbano; e relacionar a distribuição das áreas verdes a qualidade de vida das pessoas que as utilizam. Logo, através da metodologia aplicada, se obteve nos resultados que, há uma relevante discrepância de áreas verdes entre os dois bairros, sendo o bairro Cidade Velha, por seu caráter mais central e privilegiado no que se refere a políticas públicas, com maior distribuição de áreas verdes, isto é, as praças, se comparado ao bairro Terra Firme. Neste sentido, percebe-se o engajamento que o primeiro bairro tem dentro do planejamento urbano em relação ao segundo, corroborando para diferenças na qualidade de vida da população dos dois bairros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.