OFICINA PEDAGÓGICA “EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E COOPERAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Crislane Palma da Silva Rosa crislanepsr@gmail.com
    Licenciada em Geografia pela UFBA.
  • Eduardo Oliveira Miranda eduardomiranda48@gmail.com
    Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Doutorando em Educação na Universidade Federal da Bahia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS.

Palavras-chave:

Educação Geográfica, Cooperação, Estágio Supervisionado.

Resumo

O presente artigo traz um Relato de Experiência suscitado a partir da oficina pedagógica “Educação Geográfica e Cooperação”, a qual teve a sua origem no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia III na licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia, precisamente em 2017. Abarcar a categoria Cooperação teve o arcabouço teórico do livro Modos de Brincar: Caderno de Saberes, Fazeres e Atividades da coleção Kit A Cor da Cultura (2010). O incentivo à cooperação entre as pessoas pode ser um importante ponto de partida para a organização social. Nesse interim, a oficina teve como plano de fundo este conceito, mas que busca interagir com temas não comumente trabalhados nesta ciência, como a negritude e o racismo, a fim de se construir um debate prolífero e significativo no processo de construção da identidade docente, uma vez que nos depararemos com uma vasta diversidade no cotidiano das salas de aula. A metodologia da escrita deste relato está pautada nas Narrativas Autobiográficas.

Downloads

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Palma da Silva Rosa, C., & Oliveira Miranda, E. (2018). OFICINA PEDAGÓGICA “EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E COOPERAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista Geoaraguaia, 7(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/6969

Edição

Seção

Artigos