ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM (MAB) NO OESTE PARANAENSE (1970 – 2014)
Palavras-chave:
Concepções de natureza, movimento social, necessidades humanas.Resumo
O presente artigo visa apresentar concepções de natureza oriundas a partir de vários períodos vividos pela humanidade, ao longo de sua evolução, principalmente a partir de meados do século XX. Percebe-se a necessidade em desenvolver este trabalho na compreensão da visão de natureza que o Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB possui. Para tanto, busca-se aprofundar esta discussão na análise referente à criação / formação do MAB, pontuando assim a problemática que originou o movimento, as preocupações da sociedade neste período histórico e, principalmente o contexto ambiental, como mencionado. Nesse sentido, quer se dialogar a respeito da concepção de natureza que este movimento social esta enraizado atualmente, em vista das problemáticas ambientais praticadas no espaço rural, principalmente, pela ascensão do modelo de produção econômico adotado pela sociedade vigente. Não se pode deixar de mensurar algumas concepções teóricas sobre o conceito de natureza do Movimento MAB a partir de 1970, na busca em suprir consequentes necessidades humanas. Para tanto, as lutas do movimento pautam-se no fortalecimento de práticas agrícolas e de vida que visem um modelo energético sustentável, além de educação e terra para seus integrantes. A luta pela criação e implementação de políticas públicas, as discussões entorno da construção de barragens em todo o território nacional também fundamentam as pautas de debate deste movimento social. A metodologia empregada para a construção deste artigo pauta-se na garimpagem bibliográfica a partir de teóricos que discutem o assunto, além dos trabalhos de gabinete.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.