CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA: PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO DE UM GLOBO TERRESTRE COMO PRÁTICA DE ENSINO

Autores

  • Jamila Paula Jardim dpiuzana@yahoo.com.br
  • Ana Paula Fernandes Ferreira dpiuzana@yahoo.com.br
  • Danielle Piuzana dpiuzana@yahoo.com.br
    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri http://orcid.org/0000-0002-5756-8081

Palavras-chave:

Climatologia, Práticas Pedagógicas, Ensino-aprendizagem

Resumo

O entendimento de diferentes concepções de aprendizagem e as dificuldades enfrentadas dentro da sala de aula pelos alunos na apreensão do conhecimento é uma realidade nas escolas e em universidades. Pela análise de práticas pedagógicas é possível perceber a separação entre a teoria e a prática. Tendo como base esta separação entre conteúdos teóricos e práticos de um mesmo objeto de estudo elaborou-se aqui o relato de experiência no qual buscou-se criar uma prática pedagógica de circulação geral da Atmosfera com o intuito de viabilizar a melhor compreensão sobre a temática. A prática consistiu na confecção lúdica de globo terrestre contendo informações pertinentes a frentes, ventos e células atmosféricas apresentado na unidade curricular de Climatologia, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aos demais discentes. A interação quanto ao objeto de estudo gerou discussões, atitudes, posturas e atuação dos alunos no exercício educacional.  A relação entre as práticas pedagógicas e os sujeitos tem sentidos amplos que atuam na construção do conhecimento, desperta o desejo construir transformações que possam vir a contribuir na vida e na formação de novos indivíduos. 

Biografia do Autor

Danielle Piuzana, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Geologia, UnB

Professora Adjunta IV da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

Curso de Geografia da UFVJM

Downloads

Publicado

2016-07-11

Como Citar

Paula Jardim, J., Fernandes Ferreira, A. P., & Piuzana, D. (2016). CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA: PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO DE UM GLOBO TERRESTRE COMO PRÁTICA DE ENSINO. Revista Geoaraguaia, 6(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4924

Edição

Seção

Artigos